Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Premiações e participação no Sisfóton-MCTI fortalecem atuação do IPEN na área de lasers e aplicações

A destacada atividade desenvolvida por pesquisadores e alunos do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN motivou a homenagem que será realizada por videoconferência em dia 25/6, às 15h30

A Diretoria do IPEN (DIPEN) realizará encontro on-line com alunos e pesquisadores do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) do IPEN como reconhecimento pelos recentes êxitos obtidos na área de fotônica. O evento se dará no dia 25 de junho, sexta-feira, às 15h30, pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Três bolsistas do CELAP foram premiados na conceituada SBFoton 2021– Internacional Optics and Photonics Conference (IOPC) , realizada de forma virtual durante o período de 31 de maio a 2 de junho.

Armando Valter Felício Zuffi, aluno de doutorado do Dr. Ricardo Samid, conquistou o primeiro lugar na categoria Trabalho Oral com a apresentação do tema : "Desenvolvimento de um interferômetro de Mach-Zehnder modificado para medições de densidade de tempo e espaço para aceleração de wakefield a laser”. -

O aluno de doutorado orientado pela Dra. Denise Zezell, Matheus del Valle, obteve a 1ª colocação na apresentação de pôster pelo trabalho "Avaliação de modelos de aprendizado de máquina para a classificação de receptores hormonais de câncer de mama utilizando imagens por micro-FTIR”. O trabalho busca aprimorar mecanismos de análise de imagens para auxílio no diagnóstico de câncer de mama.

"Receber este prêmio demonstra que estamos no caminho certo para contribuir com a melhora da qualidade de vida de milhões de pessoas afetadas por este câncer”, comenta Valle.

A terceira premiação foi para Fábio Bittencourt Dutra Tabacow, com o quarto lugar na categoria pôster. O trabalho premiado intitula-se "Estudo teórico e experimental de jatos gasosos supersônicos para aceleração por wakefield laser”.

Tabacow, que é orientado pelo Dr. Nilson Dias Vieira Junior, explica que a o trabalho é um estudo teórico e experimental de jatos gasosos supersônicos usados como alvos renováveis nos processos de aceleração de elétrons por lasers de alta intensidade.

Participação no Sisfóton-MCTI

O IPEN estará em dois dentre os dez projetos aprovados para o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica – Sisfóton-MCT, iniciativa de apoio para redes de laboratórios de pesquisa, serviços e inovação na área de fotônica fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O projeto "Técnicas avançadas de lasers e fotônica aplicadas à saúde, indústria e meio ambiente” elaborado pela equipe de pesquisadores do CELAP foi aprovado. O Dr. Wagner de Rossi, gerente do CELAP-IPEN, coordenará o Laboratório de Lasers e Aplicações Fotônicas que contará com a participação do Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste (CRCN/NE/CNEN), FATEC - São Paulo, FATEC-Praia Grande, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ao todo, serão cerca de 40 pesquisadores e técnicos de diversas instituições envolvidos no projeto, sendo 12 pesquisadores do IPEN e 10 alunos de pós-graduação do Instituto.

O Dr. Eduardo Landulfo, responsável pelo Laboratório de Aplicações Ambientais a Laser – LAAL-CELAP-IPEN, participa no projeto Laboratório Nacional de Agro Fotônica – LANAF, coordenado pela Dra. Débora Marcondes Milori, da EMBRAPA Instrumentação, em São Carlos, SP. As atividades que serão desenvolvidas relacionam-se a aplicações de espectroscopia de fluorescênca resolvida no tempo com técnicas de sensoriamento remoto a laser.

Programação

15h30: Breve abertura pelo Dr. Wilson Calvo, superintendente do IPEN
15h35: Dra. Isolda Costa, coordenadora de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino convida os alunos premiados para uma apresentação sucinta de suas pesquisas premiadas - 7 minutos para cada apresentação
Armando V.F. Zuffi
Matheus del Valle
Fábio Tabacow

16h: Palavra aberta aos orientadores (máximo 5 minutos)
16h15: Apresentação dos projetos Sisfóton - 5 minutos cada
Wagner de Rossi
Eduardo Landulfo
16h25: Encerramento.

Link para evento

Eventos