Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Hibrido Etanol: o motor do futurob- uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade

O evento discute nova fonte de energia limpa para veículos e acontece em 6/10, a partir das 9h, com transmissão pela internet

O evento "Híbrido Etanol: O Motor do Futuro - Uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade" acontece em 6 de outubro, a partir das 9h e pretende discutir temas relacionados às tecnologias e inovações para energia  limpa em veículos. O evento acontece no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) e terá transmissão pelo Grupo EP via internet por meio do site motordofuturo.com.br e em demais redes sociais da Prefeitura de Araraquara, uma das apoiadoras do evento.

Pesquisadores, representantes da indústria automobilística e sindicalistas participarão de três paineis:

Painel 1: com mediação de Wagner Firmino de Santana (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) terá como palestrantes Pablo Di Si (presidente e CEO da Volkswagen Região SAM - América do Sul, América Central e Caribe),  Alessandro Pansanato Rizzato (diretor do IPT Open Experience no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT) e  Fabio Coral Fonseca, gerente do Centro de Célula a Combustível e Hidrogênio do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN.

Painel 2: a meidação será de Rodrigo Fernando Costa Marques (do Instituto de Química da UNESP/Araraquara). Participantes: Rafael Chang (presidente da Toyota do Brasil), Dr. Pedro Teixeira Lacava (professor associado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA e um dos coordenadores do Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia-LCPE) e Wellington Messias Damasceno (diretor administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - SMABC).

Painel 3: mediação de Erick Pereira da Silva (presidente da FEM-CUT/SP) e a participação de Eduardo Leão de Sousa (diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar - UNICA), Laís Forti Thomaz (da Universidade Federal de Goiás-UFG, Faculdade de Ciências Sociais) e Edinho Silva (prefeito de Araraquara, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP de Araraquara e mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar).

Eventos