Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN divulga aprovados no Mestrado Profissional de Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde

Candidatos terão até o dia 1o de agosto para efetuar matrículas. Início das aulas será no dia 7, com cerimônia de boas-vindas aos primeiros alunos do programa

O IPEN divulgou nesta quinta-feira, 25, a relação dos aprovados para a turma inaugural do Mestrado Profissional de Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde (MP-TRCS), o único programa stricto sensu no Brasil, nessa área. Foram 66 inscrições homologadas, com 34 candidatos selecionados, sendo cinco em lista de espera. O prazo para a matrícula tem início no ato da divulgação e encerra-se no dia 1de agosto. Confira aqui os nomes dos selecionados.

As aulas começam no dia 7 de agosto, às 14h, quando os novos mestrandos serão recepcionados pela Coordenação de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino (COPDE) e corpo docente.Durante as duas primeiras semanas, em horários distintos, os orientadores vão fazer uma apresentação de 20 minutos de suas áreas de atuação, e os alunos terão a oportunidade de conhecê-los e contatá-los para orientação, de acordo com seus interesses de pesquisa.

Considerando que esta é a primeira turma e que o tempo para divulgar o edital foi relativamente curto – um mês, o número de inscritos superou as expectativas, de acordo com Denise Maria Zezell, coordenadora do programa. "Houve um esforço coletivo envolvendo a Comunicação Institucional, docentes e ex-alunos do IPEN, com divulgação em mídias como Facebook e LinkedIn, cartazes e folhetos, e o resultado mostrou que as ações coletivas se mostraram eficazes”.

O MP-TRCS tem como objetivo geral capacitar profissionais da área de saúde no uso das radiações ionizantes e não ionizantes para diagnóstico, terapia e demais aplicações. "O IPEN é a única instituição no Brasil que pode oferecer uma pós-graduação dessa magnitude. A infraestrutura laboratorial de ponta e a expertise dos pesquisadores nessa área fazem toda a diferença”, afirmou Zezell, que é pesquisadora do Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) do Instituto.

Serão duas linhas de pesquisa: (1) Processos de Radiação na Saúde, com foco em pesquisas relativas a técnicas de aplicação de radiações ionizantes e não ionizantes em saúde, e (2) Medicina Nuclear e Radiofarmácia, voltada a pesquisas relacionadas ao desenvolvimento, fabrico e aplicação clínica dos radiofármacos. Para a primeira, as disciplinas são Avaliação de Tecnologias em Saúde, Fundamentos de Física em Ciências da Saúde, Imagens Médicas, e Proteção e segurança e logística radiológica.

A segunda linha oferece as disciplinas Dosimetria para Radioterapia, Fundamentos de Radioterapia, Interação das radiações ionizantes e não ionizantes com tecidos biológicos, Radiofarmácia I (módulo teórico) e Radiofarmácia II (módulo prático-experimental). Com duração de 24 meses, o programa conta com 21 docentes. O período letivo é semestral, de quartas-feiras às sextas-feiras das 14h às 20h. A Comissão de Pós-Graduação do MP-TRCS definirá a cada ano o número de vagas disponíveis.

Eventos