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IPEN realiza mais um curso de formação em tecnologia para professores da rede pública

Físico Roberto Vicente se dedica de forma voluntária a contribuir para uma educação científica sobre a ciência nuclear oferecendo cursos para professores do ensino médio

Visando contribuir para uma cultura de educação científica sobre a ciência nuclear e suas aplicações envolvendo, principalmente, professores do ensino médio, o físico Roberto Vicente, do Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos (SEGRR) do IPEN, vem, ao longo de décadas, realizando um trabalho voluntário oferecendo cursos de formação para educadores da rede pública. O mais recente foi o curso de Tecnologia Nuclear, que teve início na segunda-feira, 22, e terminou nesta sexta-feira, 26.

O curso teve duração de 30 horas, carga que permite ao docente evolução em sua carreira, e foi realizado , em parceria também com a professora Eliana Rodrigues, coordenadora do Núcleo Pedagógico da Leste 1. Nesta edição, participaram 12 professores – a expectativa era receber em torno de 40, mas, devido a questões logísticas, muitos não puderam participar, visto que moram em outras cidades. "As próprias escolas precisam ajudar com a divulgação e viabilizar a participação de seus professores”, afirmou Vicente.

Durante o curso, ao longo da semana, os participantes visitaram diversos setores do IPEN, pela manhã, e assistiam às aulas no período da tarde. Cada dia, uma instalação, começando pelo Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 e o Acelerador de Elétrons, do Centro da Tecnologia das Radiações (CETER), o Reator Nuclear de Pesquisas IEA-R1, do Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ), o Centro de Radiofarmácia (CECRF), o Cíclotron, e, no último dia, o depósito de rejeitos radioativos.

Entre as novidades desta edição do curso, foram realizadas atividades pela professora Eliana, com o objetivo de aferir o aprendizado dos professores acerca dos conceitos trabalhados no curso. A coordenadora do Núcleo Pedagógico da Leste 1, do Estado, comentou que a importância de levar a ciência nuclear para a sala de aula, daí o apoio a eventos como esse realizado no IPEN.

"Eu mesma procuro usar todas as informações aprendidas no curso com meus alunos, pois acredito que quanto mais pessoas tiverem essas informações, melhor. Infelizmente, isso ainda não acontece em larga escala”, disse Eliana, que é mestre em Tecnologia Nuclear pelo IPEN/USP.

Para Vicente, essa disseminação pode ser ampliada se o IPEN incluir esse curso e outros de divulgação científica em seu calendário institucional. "Eu venho falando isso a cada curso, acho que vale a pena incluir atividades que divulguem a energia nuclear no calendário anual do Instituto”.

A química Rosemeire Aparecida, professora há 20 anos na E. E Alberto Torres, localizada na região do Butantã, ratificou a importância do curso, que, segundo ela, poderia ter carga horária maior. "Minha expectativa é que tivesse um período maior e que eu pudesse obter mais informações, desfrutar de outras propriedades, romper paradigmas e preconceitos criados por nós sobre a energia nuclear”, ponderou.

Carlos Emílio Younes, técnico em eletrônica e licenciado em música, também considera o curso de extrema importância para o público jovem do ensino médio. "Essa experiência [conseguir fazer parte desse curso] é única, vou procurar levar todo o conhecimento adquirido para dento da sala de aula”, afirmou Younes, que é pedagogo nas escolas Andronico de Mello, Professor Ennio Voss e Professor José Monteiro Boanova.

 

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Rafaelle Pereira, estagiária,
com supervisão da Comunicação Institucional

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