Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

60 anos de radiofarmácia no País foi tema de evento na Arena Santander

Para comemorar os 60 anos de produção de radiofármacos no Brasil, IPEN realizou o segundo evento que marca seu pioneirismo com apresentações e seguidas de discussões sobre pesquisa e produção de radiofármacos, inovação, empreendedorismo e medicina nuclear

Em continuidade à sequência de eventos programados para 2019, ano em que o IPEN celebra seis décadas da produção do primeiro radioisótopo no País, o Iodo-131, usado para diagnóstico ou terapia para doenças na tireóide, realizou-se um encontro de perfil altamente interativo para esclarecer sobre o que é e quais os desafios da Radiofarmácia no Brasil. O evento, gratuito, aconteceu em 22 de agosto, na Arena Santander, localizada no campusda USP, em São Paulo. Intitulado "60 anos de Radiofármacos no Brasil: O IPEN na fronteira da Medicina Nuclear”, o evento possuía uma dinâmica em que especialistas em diversas apresentavam temas para discussões sobre pesquisa, desenvolvimento e nacionalização de radiofármacos e os desafios para a democratização da Medicina Nuclear para a sociedade.

O público, de aproximadamente 130 pessoas, em sua maioria alunos de graduação em cursos da área da Saúde, lotou a Arena Santander e uma sala contígua onde os especialistas convidados se apresentaram alternadamente.

A abertura do evento deu-se com a física Adriana Miranda, coordenadora do evento e o gerente do Centro de Radiofarmácia (CECRF) do IPEN, Efrain Perini, trazendo como assunto as principais motivações do evento e uma retrospectiva histórica sobre a temática enfocada.

Em um momento emocionante, Perini comparou a marcante participação feminina na formação da Radiofarmácia com a personagem da Mulher Maravilha e concluiu sua apresentação com uma homenagem à pesquisadora Rosana Herrerias, que atua na produção de radiofármacos há cerca de 40 anos.

Logo após, a pesquisadora Sofia Santos, do CECRF apresentou o tema "O que são radiofármacos e qual a sua importância para a Medicina Nuclear”. Em continuidade, o médico nuclear José Soares, do Instituto do Coração (InCor) , comentou sobre a visão histórica da Medicina Nuclear no Brasil e a contribuição do IPEN em seu desenvolvimento. O engenheiro químico Marcelo Linardi, ex-coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN, expôs um panorama das atividades do Instituto e as possibilidades de desenvolvimento de pesquisas e formação de recursos humanos. Ao final, realizou-se uma rodada de discussão sobre os temas levantados.

A segunda rodada de discussões se iniciou com a apresentação do pesquisador Cristian A. Villas-Boas, do CECRF, comentando sobre o desenvolvimento de novos radiofármacos e o case Hospital do Amor, de Barretos e o IPEN, que firmaram convênio em dezembro de 2018.

O diretor executivo do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, CIETEC, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/IPEN, Sergio Risola, discutiu sobre inovação, empreendedorismo e incentivos para o desenvolvimento da área.

O vice-presidente da Rosatom para América Latina, Ruan Nunes, expôs sobre as oportunidades Brasil e Rússia em desenvolvimento e intercâmbio científico. A Rosatom, apoiadora do evento, é a estatal que concentra e estimula o programa nuclear russo. Atuaram como mediadores das sessões de discussão Efrain Perini e Adriana Miranda.

A série de eventos que marcam os 60 anos da produção de radiofármacos no Brasil se encerrará com um workshop nos dias 12 de 13 de novembro, no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, localizado no IPEN. A organização do evento divulgará, oportunamente, a programação final que contará com uma sessão de homenagens aos pioneiros da área.

Além da Rosatom apoiaram o evento o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Agência USP de Inovação (AUSPIN).

 

Rafaelle Pereira
Estagiária
Supervisão da Assessoria de Comunicação Institucional

Galeria de Imagens

Eventos