Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN-CNEN recebe visita de nova diretoria da AMAZUL

O encontro estreitou o conhecimento das atividades do instituto e fortaleceu o estímulo a novas parcerias para desenvolvimento de atividades relacionadas à área nuclear

O IPEN-CNEN recebeu a visita da nova diretoria da Amazônia Azul Tecnologias da Defesa S.A. (AMAZUL) na tarde da última terça-feira, 12 de julho. A comitiva esteve presente para conhecer as instalações do Reator de Pesquisas IEA-R1 e da Radiofarmácia do Instituto. O encontro permitiu que os novos diretores da AMAZUL tivessem o primeiro contato, após a posse ocorrida em 27 de junho, com o IPEN-CNEN e seus diretores.

A comitiva era composta pelo vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, diretor presidente da AMAZUL, o vice-almirante Carlos Alberto Matias, diretor técnico, o vice-almirante Valter Citavicius Filho, diretor de Gestão e Conhecimento e Pessoas (DGPC), o Capitão do Mar e Guerra, Luís Cláudio Gonçalves Costa, assessor executivo do DGPC, o Capitão de Corveta Fabio Ferretti, assessor de Sistema de Garantia da Qualidade e por Leonardo Dalaqua Junior, coordenador técnico nuclear.

Em recepção no Espaço Cultural Marcello Damy, com exposição sobre "O IPEN e sua História”, o superintendente Wilson Calvo e a Diretora Substituta Isolda Costa acompanharam a chegada dos diretores da AMAZUL e os conduziram para a Sala do Conselho Superior do IPEN. Durante a reunião que se seguiu avaliou-se, principalmente, parcerias entre as duas instituições para a área de radiofármacos.

Ao final da reunião, a comitiva fez visitas ao Centro de Reator Nuclear de Pesquisa (CERPQ) e ao Centro de Radiofarmácia (CECRF). Nos locais, foram recepcionados, respectivamente, pelo supervisor de operação do Reator IEA-R1, Alberto de Jesus Fernando e por Luis Alberto Pereira Dias, gerente de produção.

Sobre a AMAZUL

A AMAZUL foi constituída em 2013 para ser responsável pelas atividades sensíveis relacionadas ao Programa Nuclear da MARINHA (PNM), ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e ao Programa Nuclear Brasileiro (PNB). No âmbito do PNB, destacam-se no Instituto as atividades ligadas à produção de radiofármacos, na qual há parceria com a CNEN.

Leonardo Novaes
Estagiário
(com supervisão)

Galeria de Imagens

Eventos