Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Tratamento de iodoterapia está suspenso desde 2016 na rede pública de saúde do DF

Espaço onde procedimento é realizado está em reforma. Instituto Hospital de Base diz que tratamento voltará a ser oferecido até o fim de maio.

Fonte: G1

A rede pública de saúde do Distrito Federal suspendeu, desde maio de 2016, a oferta de um tipo de tratamento de iodoterapia – indicado para pacientes diagnosticados com câncer na tireoide. Por se tratar de um procedimento que usa material radioativo, a Secretaria de Saúde precisa de uma licença de funcionamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear para ofertar o serviço. No entanto, o documento não foi mais emitido, porque o órgão exigiu mudanças na sala onde o tratamento é realizado.

Em nota enviada aoG1, o Instituto Hospital de Base – única unidade pública do DF que disponibiliza o procedimento –, informou que até o fim de maio o tratamento voltará a ser oferecido.

"O tratamento de câncer por iodoterapia em doses acima de 50mCi será realizado após a conclusão das obras do quarto terapêutico, das adequações exigidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a liberação do credenciamento pela CNEN."

Segundo o instituto, o processo de credenciamento do espaço está em andamento, e a aquisição de insumos radioativos, inclusive o iodo, também. As doses abaixo de 50mCi são realizadas por meio de comprimidos e o tratamento está disponível na rede pública, afirmou o órgão.

Espera pelo tratamento

Há cinco meses, a dona de casa Luciana Ferreira aguarda pela iodoterapia. Em setembro do ano passado, ela fez uma cirurgia. Após o procedimento, os médicos indicaram o tratamento, mas, até esta quarta-feira (28), ele ainda não havia sido realizado.

"A única coisa que os médicos dizem é que eles tinham um local para fazer o tratamento, mas não estava adequado e, por isso, foi fechado. Simplesmente foi isso: foi fechado e eles não tomaram providências até hoje", disse Luciana.

Eventos