Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Ação notifica retirada de para-raios com substância radioativa instalados em prédios de Belém

MPPA pede a retirada de equipamentos fabricados com Amerício 241, substância radioativa que causa danos à pele. Cerca de 15 prédios em Belém estão irregulares

Fonte: G1 - Pará

Um inquérito civil foi instaurado para notificar a retirada de todos os para-raios radioativos existentes em prédios de Belém. De acordo com o Ministério Público do Pará (MPPA) todos os equipamentos que utilizarem a substância Amerício 241 serão notificados. Segundo o MPPA, já foram identificados 15 prédios da capital que possuem equipamentos apropriados.

O uso do Amerício 241 em para-raios foi proibido em 2007 por uma lei municipal, que atendeu uma exigência do Conselho Nacional de Energia Nuclear (CNEN). De acordo com o conselho, a substância usada na fabricação dos para-raios é radioativa e pode causar danos à saúde.

Em nota, a Companhia das Docas do Pará (CDP) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informaram ao Ministério Público do Estado que retiraram os para raios seguindo as normas do CNEN.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear editou um manual com as instruções passo a passo para remoção, acondicionamento e transporte de para raios radioativos. Entre os cuidados previstos estão: utilização de luvas, cápsula metálica resistente, saco plástico, material de enchimento da cápsula. Por último, o material deve ser rotulado e enviado a um dos três institutos brasileiros habilitados a receber os para raios radioativos.

Eventos