Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

INB entrega plano emergencial para barragem de rejeitos radioativos em Caldas, MG

INB entrega plano emergencial para barragem de rejeitos radioativos em Caldas, MG

Fonte: G1

A INB, Indústrias Nucleares do Brasil, empresa responsável pelas barragens de águas e de rejeitos de lixo radioativo, em Caldas (MG), entregou nesta sexta-feira (29) um plano emergencial de segurança para a região. O documento foi entregue ao Ministério Público Federal, que agora deve analisar o plano antes dele ser implementado.

Segundo a empresa, o plano contempla: 

  • informações gerais da estrutura
  • procedimentos preventivos e corretivos a serem adotados em situações de emergência
  • detecção, avaliação e classificação das situações de emergência
  • fluxograma e procedimentos de notificação
  • responsabilidades gerais no Plano
  • estudos de cenários de uma hipotética ruptura da Barragem de Rejeitos. 

Com a entrega nesta sexta-feira, a empresa cumpre o prazo estabelecido para a criação do plano, que era até 30 de março.

Para a elaboração, a INB fez um cadastro dos moradores das áreas próximas para traçar um perfil de casos especiais. Esse processo foi realizado entre os dias 11 e 15 de março. Além disso, houve o registro de contatos para futuros treinamentos e "os empregados da INB aproveitaram a ocasião para esclarecer dúvidas da população", disse a empresa.

Esses moradores são os situados na chamada zona de autossalvamento, em que é responsabilidade da empresa fazer a segurança por não haver tempo hábil para os serviços públicos.


Parte do trabalho realizado com urânio era feito a céu aberto na INB — Foto: Reprodução EPTV

Riscos 

Em caso de rompimento, a barragem de resíduos radioativos e a segunda, de águas claras, atingiriam rios que cortam a região. A de rejeitos, cairia no Ribeirão Soberbo e seguiria até o Rio Verde, depois chegando à cidade de Caldas. Já a Represa de Águas Claras atingiria o Ribeirão das Antas e seguiria cerca de 25 km até Poços de Caldas.


Barragem da INB em Caldas, MG — Foto: Reprodução EPTV

A barragem 

A barragem radioativa da INB em Caldas, no Sul de Minas, foi a primeira barragem de exploração e trabalho de urânio do Brasil. A área, com 12,5 mil toneladas de resíduos, ocupa um espaço equivalente a cem Maracanãs, contendo lixo radioativo com urânio, tório e rádio.

Os resíduos ainda não passaram pelo processo de descomissionamento - procedimento para a desativação de uma instalação nuclear ao final de sua vida útil. A medida, inclusive, é um pedido antigo da Justiça.

Segundo nota divulgada pela INB, "a empresa calcula um investimento de aproximadamente 500 milhões de dólares e, por se tratar de um projeto extremamente complexo, o prazo estimado para a sua conclusão é de 40 anos".

Eventos