Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Obras de Angra 3 só serão retomadas em 2020, diz ministro de Minas e Energia

Bento Albuquerque vinha prevendo a retomada das obras para o segundo semestre de 2019. Alvo de denúncias, usina nuclear está com as obras paralisadas desde 2015.

Fonte: G1

Por Laís Lis, G1— Brasília

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta quarta-feira (26) que errou na previsão inicial e que as obras da Usina Nuclear Angra 3, no litoral sul do Rio de Janeiro, só devem ser retomadas em 2020. Quando assumiu o ministério, ele havia dito que as obras da usina seriam iniciadas no segundo semestre de 2019.

Alvo de escândalos de corrupção, a usina de Angra 3 está com as obras paralisadas desde 2015. A usina nuclear está no centro das investigações que chegaram a levar para a prisão o ex-presidente Michel Temer e o ex-ministro de Minas e Energia Moreira Franco.

"Isso aí foi um erro meu, eu acreditava que as obras poderiam ser iniciadas no segundo semestre, mas não, elas vão começar no início de 2020 e vamos viabilizar isso no segundo semestre deste ano", afirmou o ministro após participar de uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Segundo Albuquerque, o governo deve fechar até o final de julho o modelo que será usado para a escolha do parceiro privado que entrará como sócio da Eletronuclear para ajudar na conclusão das obras da usina.

Esse parceiro seria sócio da Eletronuclear, já que a Constituição determina que a exploração, o reprocessamento, a industrialização e o comércio de minérios e minerais nucleares são de monopólio da União. Por isso, só uma estatal poderia estar à frente da construção e operação da usina nuclear.

Eventos