Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

INB avança ampliação da Usina de Enriquecimento de Urânio

Contrato com a Amazul para detalhamento do projeto básico e instalação de 12 cascatas ultracentrífugas permitirá o pleno atendimento de combustível para Angra I e II

Fonte: Canal Energia

Da Agência CanalEnergia

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB assinou na última sexta-feira, 22 de novembro, um contrato com a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa – Amazul para elaboração dos detalhes do projeto básico para ampliação da Usina de Enriquecimento de Urânio, localizada na Fábrica de Combustível Nuclear da INB em Resende (RJ). A implantação dessa 2ª fase contemplará três etapas, com o contrato abrangendo a Etapa 1, que consiste na instalação de 12 cascatas de ultracentrífugas. Quando a fase for concluída, aINBalcançará uma capacidade de enriquecimento de urânio que atenderá plenamente as necessidades de combustível nuclear das usinas de Angra I e Angra II.

Outro marco importante para o setor acontecerá sexta-feira que vem, 29 de novembro, com a realização do evento de inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas, que contará com a presença de representantes do Governo Federal, da Marinha do Brasil e do setor nuclear, na INB Resende. Com a entrada em operação de mais uma cascata, a empresa aumentará em 20% a produção de urânio enriquecido no país, sendo possível produzir 60% do necessário para abastecer a Usina Nuclear de Angra 1. A 8ª cascata faz parte da 1ª fase de implantação da Usina de Urânio, prevista para ser concluída em 2021 com a instalação da 9ª e 10ª cascatas.

Eventos