Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Uso do novo acelerador linear deve iniciar em breve

Nessa quarta-feira (8) foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer e o Hospital do Câncer de Pato Branco tem uma boa notícia para a população do Paraná e oeste de Santa Catarina.

Fonte: Diário do Sudoeste

Por Cristina Vargas

Na próxima semana, de acordo com o presidente do Conselho dos Instituidores da Fundação Sudoestina de Combate ao Cãncer, começa a etapa de aferição dos novos equipamentos para que seja feita, posteriormente, o comissionamento, ou seja, o processo para assegurar que os sistemas e componentes estejam bem projetados, instalados e testados, e possam ser bem operados e mantidos de acordo com as necessidades e requisitos operacionais. Logo após, serão feitos os laudos e enviados à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "Acredito que até a metade do ano estará tudo certo para começarmos a operacionalizar esse equipamento. Já fizemos o primeiro teste e está tudo perfeito, só dependemos desse comissionamento para emitir os laudos", ressaltou.

Gabriel explicou que a reestruturação do Hospital do Câncer consistia em três etapas e que a primeira, mais importante, que era a instalação do novo acelerador linear, está totalmente finalizada.

A segunda etapa é a obra do estacionamento que consistia na cobertura do rio e a execução dos muros. Segundo ele, foi feita uma boa infraestrutura que vai facilitar muito o embarque e o desembarque dos pacientes. Com a cobertura do rio houve um ganho expressivo de espaço de quase 400 metros de área, que pode ser utilizada no futuro para a ampliação do hospital.

Já na terceira etapa, mas não menos importante, foi projetada a ampliação dos três andares do Hospital do Câncer, que passarão a ter mais conforto. "Recentemente, houve uma ampliação do projeto para a inclusão de mais consultórios, que são necessários para termos mais qualidade e melhor atendermos nossos pacientes. Isso porque além dos consultórios médico e odontológico, também pretendemos ampliar a área de atendimento para a dermatologia e o câncer infantil. Teremos também uma boa sala de fisioterapia e uma sala para desenvolver um projeto de pesquisa sobre a doença do câncer na região", contou.

Além disso, conforme Gabriel, o Hospital do Câncer está recebendo do governo d Estado mais uma van, que será um carro prioritário para que os médicos e os enfermeiros consigam fazer um grande trabalho de prevenção nessa área. "É mais um ganho que o hospital do câncer está recebendo do governo estadual", enfatizou.

Isolamento

Mesmo diante do isolamento social imposto pelos órgãos de Saúde por causa da pandemia do novo coronavírus, o atendimento oncológico no Hospital do Câncer de Pato Branco continua normalmente, com os médicos trabalhando na radioterapia e na quimioterapia. "Todos os procedimentos andaram da mesma forma nos últimos dias, claro que com todos os cuidados necessários em função da pandemia", salientou.

Atualmente, segundo Gabriel, o hospital atende em média 150 pessoas por dia, nos cinco serviços, quimioterapia, radioterapia, ambulatório, cirurgia e internamentos. No ano passado, por exemplo, o hospital atingiu o marco de mais de 10 mil procedimentos oncológicos no ano.

Eventos