Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Material radioativo permanece em Itu por tempo indeterminado

Fonte: Jornal do Povo, Itu - SP

O material radioativo depositado em um sítio no Botuxim ainda não tem data para ser retirado da cidade. Nesta semana, após um ofício pedindo explicações sobre a situação atual, enviado pelo vereador Olavo Volpato (PMDB), o órgão responsável, INB (Indústrias Nucleares do Brasil), disse que devido a rescisão do contrato que previa a venda para a China passou a fazer novos contatos uma nova negociação.

A resposta foi dada através de um documento, assinado pelo presidente da INEB, Aquilino Senra Martinez. "Após mais de um ano de discussão (sobre a venda) ficou claro que a licença de importação e o certificado de usuário não seriam emitidos pelo Governo da China e, em outubro de 2014, foi decidido rescindir o contrato”, explicou.

A partir da rescisão contratual, a INB passou a fazer contatos com potenciais interessados na compra da Torta II. "Para tornar a operação mais transparente publicamos um aviso de venda, no dia 20 de julho de 2015. Assim, após o recebimento das propostas, a INB vai avaliar a melhor alternativa e decidir os próximos passos a serem seguidos”, relatou o órgão que deu o limite até o último dia 3 para a apresentação das propostas.


Eventos