Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Instalação brasileira é capaz de identificar sinais de explosões nucleares

IRD, instituto ligado à Cnen/MCTI, faz parte de rede mundial de detecção de radionuclídeos. Especialidade é no monitoramento de partículas radiativas e gases nobres.

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento e ensino na área de radioproteção, dosimetria e metrologia das radiações ionizantes, ligado à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI). A atuação do instituto, porém, vai além da cooperação em âmbito nacional.

O IRD sedia uma estação de monitoramento global, que serve para identificar sinais de partículas radioativas e gases nobres liberados na atmosfera provenientes de explosões nucleares. Ela é parte de um sistema mundial integrado à Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo, são cerca de 80 estações de radionuclídeos espalhadas pelo mundo, apoiadas por 16 laboratórios internacionais – um deles é o situado no IRD.

Para aumentar a eficiência do monitoramento dessas partículas radiativas, a estação do IRD está equipada com tecnologia de detecção de gases nobres radiativos gerados por explosões nucleares. Metade das estações possuem este tipo de equipamento.Outros tipos de estações, como infrassom, hidroacústica e de abalos sísmicos também integram o sistema.

A unidade está equipada ainda com amostrador de ar, instrumento de detecção e computadores. Amostras de ar são coletadas por meio de um filtro, substituído diariamente, que retém mais de 85% das partículas.

"Uma medição criteriosa é feita em um dispositivo de detecção. O resultado é obtido por meio de espectro de raios gama, enviado para o Centro Internacional de Dados", explicou um dos membros que opera a estação, Rócio Reis.

Eventos