Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Laboratório brasileiro é aceito em teste internacional

Fonte: Portal Brasil

Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) aprovou o Laboratório de Especiação de Mercúrio Ambiental (Lema), do Centro Nacional de Tecnologia Mineral (Cetem), em relação à certificação de teores de elementos-traço em tecido biológico de molusco (Gafrarium tumidum). A unidade trabalhou para quantificar metilmercúrio e mercúrio total em uma amostra de referência certificada.

O Lema/Cetem foi um de 12 laboratórios internacionais convidados pela AIEA. Destes, nove foram validados. Os resultados obtidos pelo laboratório da entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) encontram-se dentro da faixa de aceitação, o que indica um desempenho satisfatório. A equipe é formada pelas pesquisadoras Patrícia Araújo e Lilian Maria Domingos, além das alunas de iniciação científica Julia Souza e Ana Maria Garcia Lima.

O critério de seleção dos participantes foi baseado na aplicação de sistemas de qualidade, utilização de métodos validados, aplicação de conceitos de incerteza e traceabilidade. O projeto brasileiro obteve bom desempenho em exercícios interlaboratoriais anteriores em biota – conjunto de seres vivos de uma região – marinha.

Na unidade Lema, as análises de metilmercúrio são feitas por cromatografia gasosa após extração seletiva com solvente orgânico. As análises de mercúrio total são feitas por espectrofotometria de absorção atômica.

Eventos