Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Nuclebrás entrega popa de primeiro submarino de tecnologia francesa

Fabricação Nacional Esta é a quarta seção de um total de cinco que compõem o casco resistente do submarino. Equipamento será finalizado até novembro deste ano

Fonte: Portal Brasil

Reprodução/Nuclebras Popa faz parte de Programa de Desenvolvimento de Submarinos que prevê ainda a construção do submarino brasileiro de propulsão nuclear

Popa faz parte de Programa de Desenvolvimento de Submarinos que prevê ainda a construção do submarino brasileiro de propulsão nuclear

Na última sexta-feira (15), aquarta seção do primeiro submarino com tecnologia francesa, integralmente produzido no Brasil, foi entregue pelaNuclebrásà Itaguaí Construções Navais (ICN). ANuclebras é uma entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), responsável pela fabricação de bens para indústria de base.

O equipamento começou a ser construído em 2011, depois de um acordo entre o Brasil e a França para que houvesse a transferência de técnicas, métodos e equipamentos entre os países.O objetivo é tonar o País independente na produção desses submarinos.

Estrutura

A previsão é que a quinta e última parte do casco seja entregue em novembro deste ano.A parte concluída nesta semana foi a S1, que apresenta características específicas e se diferencia dos componentes entregues anteriormente. Essa é a seção da popa do submarino, a parte mais traseira da estrutura deste modelo (SBR-2). É nela que passará o eixo propulsor onde será montada a hélice do submarino.

"Esse projeto é muito importante para o Estado brasileiro. Este é um trabalho realizado em poucos lugares do mundo, e nós conseguimos fazer com qualidade", afirmou o diretor Industrial da Nuclebras, Liberal Zanelatto.

O SBR-2 é do mesmo modelo do primeiro submarino, o SBR-1: classe Scorpene, customizado para o Brasil e integra o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que prevê ainda a construção de mais dois submarinos convencionais diesel-elétricos e, também, do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear.

Eventos