Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Concorrência por recursos para políticas públicas será acirrada em 2017, diz presidente da Finep

"O grande desafio em torno de políticas públicas hoje é como preservar os recursos já disponíveis, que estão em franco processo de diminuição ao longo dos anos e como administrar instrumentos novos", observa Marcos Cintra, em matéria da Agência Gestão CT&I

Fonte: Jornal da Ciência

O presidente da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep), Marco Cintra, alertou que 2017 será um ano difícil do ponto de vista de concorrência orçamentária para aportes em políticas públicas e estratégias. A avaliação foi feita durante a última a reunião de líderes da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) neste ano, na sexta-feira (2), em São Paulo.

"O grande desafio em torno de políticas públicas hoje é como preservar os recursos já disponíveis, que estão em franco processo de diminuição ao longo dos anos e como administrar instrumentos novos", observou Cintra. "As principais metas de investimentos estão em torno da atração de recursos privados em inovação, apoio à empresa de menor porte, retorno de recursos para apoio a novas ações e que o Estado assuma maior nível de risco em prol da inovação."

No encontro, empresários apresentaram os resultados das três imersões em ecossistemas de inovação realizadas neste ano e projetaram as principais agendas para 2017. No total, 68 membros da MEI visitaram 41 organizações e 23 centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

Segundo o gerente-geral da IBM na América Latina, Ricardo Pelegrini, dez resultados foram identificados, entre parcerias em PD&I, revisão de portfólios, reestruturação de governança e revisão de currículos de graduação e pós-graduação. "Queremos pegar as melhores experiências do Brasil para estimular o pensamento e visitar novos locais em 2017. Seremos pragmáticos para abrir portas e ajudar as empresas a inovar", disse Pelegrini. Em 2017, haverá imersão em institutos Senai de Tecnologia, no Brasil, além de missões nos Estados Unidos e na Suécia.

Um dos participantes da imersão feita em outubro à Alemanha, o diretor comercial da PPI-Multitask, Marcelo Pinto, relatou que a missão teve grande importância para a empresa que comanda, especializada na produção de software para chão de fábrica. "Fiquei surpreso com o que vi de capital social. O programa não só me abriu portas, como voltei com a ideia de que a participação da empresa em inovação será mais colaborativa, e não interna. A Alemanha usa tecnologias que estão todas ao alcance das nossas mãos", enfatizou.

PI e Congresso

O presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Luiz Otávio Pimentel, também participou da reunião da MEI. Ele observou que a entidade recebeu um importante reforço de pessoal, o que dará mais celeridade aos processos. Segundo ele, além dos 70 classificados do concurso de 2014 que foram convocados em maio deste ano, outros 70 já estarão em atividade no começo de 2017.

"Estamos trabalhando para melhorar a qualidade e celeridade dos exames no que se refere àquilo que vai ser muito importante em um futuro próximo. Ou seja, patentes relacionadas a manufatura avançada, biotecnologia e tudo o que envolve patentes de software, energias alternativas e alimentos", frisou.

Para 2017, a MEI organiza o 7° Congresso Brasileiro da Inovação da Indústria. Marcado para 27 e 28 de junho, em São Paulo, o encontro reunirá especialistas de todo o mundo para trocar experiências e conhecimento sobre a inovação e debater iniciativas inovadoras de referência global. O evento terá ainda debates sobre proposta de aprimoramento de políticas públicas.

O congresso também marcará a entrega do Prêmio Nacional de Inovação, cuja inscrição fica aberta até 15 de janeiro. O objetivo é premiar iniciativas inovadoras de pequenas, médias e grandes empresas.

Eventos