Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Meteorologia ambiental para sítios com empreendimentos nucleares e convencionais

Desenvolver atividades de prestação de serviços tecnológicos na área de meteorologia ambiental com a finalidade de auxiliar o licenciamento ambiental e/ou nuclear de empreendimentos nucleares, empreendimentos industriais de grande porte e de geração termoelétrica com potencial impacto de liberação de poluentes na atmosfera.

O Centro de Engenharia Nuclear (CEN) desenvolve atividades de prestação de serviços tecnológicos na área de meteorologia ambiental com a finalidade de auxiliar o licenciamento ambiental e/ou nuclear de empreendimentos nucleares, empreendimentos industriais de grande porte e de geração termoelétrica com potencial impacto de liberação de poluentes na atmosfera.

Esses estudos permitem a avaliação das condições médias e extremas da climatologia regional e das condições meteorológicas médias e extremas locais através da análise de séries temporais dos dados coletados em torre ou por sistemas de sondagem vertical da atmosfera. Essas informações geram relatórios técnicos que podem ser utilizados nos estudos de impacto ambiental (EIA-RIMA) exigidos pelo IBAMA. ou nos relatórios de local e análise de segurança (RL, RPAS e RFAS) exigidos pela CNEN.

As análises também permitem a emissão de laudos e/ou parecer técnico para a validação de arquivos de dados meteorológicos para utilização em modelos computacionais que estimam a dispersão de poluentes como, por exemplo, o AIRMOD View.

Principais clientes:

- Eletronuclear
- INB
- SGS-AirServices

Exemplos de relatório com análise de dados de velocidade e direção do vento para validação de arquivo meteorológico e relatório analisando condições meteorológicas extremas no sítio da CNAAA.

Eventos