Laboratorio de Desarrollo de láseres
Guias de onda e dispositivos microfluídicos em materiais com ganho óptico.
Auxiliado por um projeto multiusuário e temático FAPESP, o CLA esta desenvolvendo dispositivos "lab-on-chip” para aplicações em medicina como produção de FDG (um radio farmacêutico) e testes ELISA. A medição de parâmetros como temperatura, absorção, contagem e índice de refração pode ser feito opticamente. Para este fim o Laboratório de Lasers esta desenvolvendo, em colaboração com a FATEC/SP, guias simples e guias duplos em vidros dopados com terras raras, escritos por laser de femtossegundos. Para dispositivos feitos com materiais mais baratos ou descartáveis e que não comportam um guia de onda estamos desenvolvendo em colaboração com a POLI/USP a técnica de Lasers randômicos em canais microfluídicos [Appl. Opt. 55, 5393 (2016)].
Lasers de alta potência e qualidade de feixe
O Laboratório de Lasers produziu uma tecnologia barata e de simples manutenção para lasers da classe de até 100W contínuos e com qualidade de feixe limitada por difração. Atualmente estamos procurando indústrias interessadas na aquisição desta tecnologia.
Lasers Raman dobrados emitindo no azul
Nosso laboratório é especialista em lasers Raman baseados in transições de três níveis de terras raras em colaboração com a Universidade de MacQuarie, Sydney , Austrália. Em publicações recentes demonstramos a conversão paramétrica para o espectro azul com geração de 10 linhas de emissão entre 450 nm e 500nm e potências na faixa de centenas de milliwatts [Opt.Lett. 39, 6799(2014)].
Lasers randômicos e propagação de luz em meios túrbidos: virando a esquina com luz e localização Anderson
O laboratório de Lasers esta empenhado em investigar como a luz se comporta em meios espalhadores fracos e fortes. Contamos com um arranjo para medir o caminho médio livre de transporte em pôs e meios difusos em geral e outro arranjo para determinar a matriz de transmissão. Construímos lasers randômicos não ressonantes com 5% de eficiência e lasers randômicos ressonantes com espectro sintonizável. Através da determinação da matriz de transmissão em teflon conseguimos criar a primeira lente que focaliza em 90 graus [Appl.Opt. 54, 7740,(2015)]. Uma colaboração com a UFPE e o ICMM-CSIC de Madrid, Espanha.
Ressonadores DBMC
Esta tecnologia patenteada de ressonadores de feixe duplo para controle modal (DBMC) é a especialidade da casa. O laser é extremamente compacto e ao mesmo tempo o seu feixe é limitado por difração. Quando utilizado em conjunto com o meio ativo Nd:YFL, este ressonador é de longe o mais eficiente de todos os lasers de Nd:YLF já reportados com 60% de eficiência óptica [Opt.Express 23, 9379 (2015)].