Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

IPEN-CNEN sedia III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência

O evento pretende proporcionar um ambiente igualitário e justo para permitir que todas participantes tenham oportunidades iguais de crescimento e realização profissional.

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade técnico científica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e a Women in Nuclear no Brasil (WiN Brasil) realizam no período de 14 a 16 de maio de 2024, na sede do IPEN, o III Encontro de Meninas e Mulheres na Ciência.

O Encontro tem como objetivo inspirar e motivar jovens estudantes mulheres a explorarem as carreiras na área da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), em especial na área nuclear, estando em concordância com o objetivo de desenvolvimento sustentável de número cinco, designado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que aborda a questão sobre igualdade de gênero.

O IPEN-CNEN, que atua na área das ciências nucleares, é reconhecido como um dos maiores centros de pesquisas e ensino de pós-graduação, exercendo um papel importante no desenvolvimento de pesquisas aplicadas e intensa atuação na medicina nuclear brasileira, além de propagar a ciência e incentivar a participação de meninas e mulheres nesta área.

A diretora do IPEN, Isolda Costa, acredita que as mulheres podem dar uma grande contribuição na área de ciência e na pesquisa. Porém, muitas vezes elas não têm esse estímulo da sociedade e até da família, mas o fato delas terem um contato com outras mulheres que já atuam na área, vendo e sendo estimuladas por experimentos, isso pode de fato, interessá-las.

"Esta experiência pode se apresentar para elas como uma possibilidade de carreira, o que consideramos muito importante para o futuro da ciência no Brasil. Para que o nosso País tenha mais pessoas atuando em pesquisas nucleares, em ciência ou na formação de recursos humanos, tanto na área científica quanto no desenvolvimento tecnológico. O ‘Encontro Meninas e Mulheres na Ciência’ é muito importante para isso, para possibilitar esse contato”, salienta Isolda Costa.

O evento pretende proporcionar um ambiente igualitário e justo, permitindo que todas participantes tenham oportunidades iguais de crescimento e realização, além de buscar reconhecer e valorizar a multiplicidade de vozes, experiências e talentos das participantes.

De acordo com a presidente da WiN Brasil, Gabryele Moreira, a terceira edição do Encontro Meninas e Mulheres na Ciência promete uma intensa imersão no mundo das ciências nucleares. "Por meio de um trabalho contínuo que envolve a diversidade e a inclusão, pretendemos quebrar barreiras, desconstruir estereótipos e construir um futuro mais equitativo e empoderado para todas as mulheres, em especial a estas meninas de escolas públicas que participarão do evento”, explica.

Programação

Durante o evento serão realizadas palestras, workshops e atividades práticas que vão proporcionar uma experiência enriquecedora para as alunas participantes.

Para inspirar e motivar as cerca de 300 jovens estudantes (100 por dia) convidadas a explorarem carreiras na área nuclear, a organização do evento elaborou uma programação intensa das 13h às 17h30, contando com recepção, palestras, workshops e atividades práticas pensadas para que as participantes conheçam e vislumbrem a possibilidade de se tornarem futuras cientistas.

Nos três dias acontecerá a abertura com a diretora-superintendente do IPEN Isolda Costa, seguida por uma palestra sobre radioproteção, a realização de exposições e oficinas e lanche, mais uma palestra sobre inovação e uma roda de conversa antes do encerramento realizado pela WiN Brasil.


Cartilha "O passo a passo para ingressar na Universidade”

Além das atividades programadas, as estudantes vão receber uma cartilha elaborada pela organização do evento especialmente para elas conhecerem "O passo a passo para ingressar na Universidade” e a partir da experiência no evento estarem prontas a escolher uma carreira profissional.

Para as organizadoras do evento que fazem parte da WiN Brasil o momento do fim do Ensino Médio é bastante desafiador, pois é muito comum as estudantes se sentirem perdidas, sem saber o que escolher como: começar a trabalhar ou estudar para ingressar na Faculdade, entre outras possibilidades.

"Caso a escolha seja por fazer o Ensino Superior, é bastante normal que role uma ansiedade na hora de escolher o curso, além de uma breve tensão quanto à preparação para prestar as provas. Por isso, preparamos essa cartilha com algumas informações que vão ajudar nesse processo”, informou Karoline Suzart da WiN Brasil.

A cartilha está disponível para acesso gratuito, clique aqui

Sobre a Win Brasil

A WiN Brasil é ligada a WiN Global, que é uma organização sem fins lucrativos de mulheres que trabalham profissionalmente em vários campos da energia nuclear e aplicações de radiações ionizantes, como medicina e saúde, autoridades reguladoras, na indústria ou como pesquisadoras independentes.

Apoiadores

Além da organização do IPEN-CNEN e da WiN Brasil, o evento conta com o apoio da Marinha do Brasil, Museu de Ciências Catavento, Fundação de Apoio e Fomento à Inovação Tecnológica, à Pesquisa e ao Ensino (Fafitpe), Imagine e Desenhe, Optica-IPEN Student Chapter, Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) e Mulheres Negras na Área Nuclear (MunaN).

 

Ulysses Varela
Jornalista Científico - Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN

Eventos