Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Nota de Falecimento – Durval dos Santos Clemente

É com intensa tristeza que o IPEN-CNEN informa a passagem do Engenheiro Industrial Durval dos Santos Clemente na tarde de 24 de junho por complicações advindas de dengue e de uma pneumonia. Nascido em fevereiro de 1925, Durval se formou pela 1ª turma da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Sua especialização foi em Segurança do Trabalho, área em que atuou por toda vida profissional. Teve profícua carreira no Ministério do Trabalho, onde ingressou em 1952.

Foi convidado a trabalhar no IPEN em 1983 com o objetivo de estruturar a Divisão de Segurança e Medicina do Trabalho, atualmente subordinada à Coordenadoria de Segurança (COSEG).

Foi sócio fundador do Instituto de Engenharia de São Paulo desde 1952, tendo sido Membro de seu Conselho Deliberativo.

Além de suas atividades relacionadas à área de Segurança do Trabalho, Durval colaborou intensamente para a criação do Grêmio dos Funcionários do IPEN e CTMSP (GREIC), sendo um dos seus fundadores. O servidor Paulo Cupertino, do Centro de Ensino (CEENS) e primeiro presidente do GREIC, relembra a afabilidade no convívio e o bom-humor sempre presentes. "Durval sempre foi um grande amigo de todos. Era uma pessoa excelente, muito boa. Por isso, sei que está em um bom lugar hoje”.

Após deixar as atividades no IPEN, em 1995, Durval dedicou-se à análise da sociedade brasileira e a um projeto que acalentava desde os anos 1970. Desde aquela época, Durval colecionava notícias de denúncias publicadas na imprensa referentes a escândalos perpetrados por políticos, empresários e servidores públicos. Em 22 anos de paciente coleta, reuniu mais de 45 mil recortes que serviram como base para a autoria de seu livro "Um Brasil Canalha”, publicado em 2001, pela Editora Alfa Ômega. À época, Durval tinha 78 anos.

Velório e sepultamento

O velório será realizado em 25 de junho, terça-feira, no Cemitério do Araçá, Av. Dr. Arnaldo, 300, Pacaembu, a partir das 10h, seguido do sepultamento. O estacionamento fica na Av. Dr. Arnaldo, 666.

Durval deixa viúva, um casal de filhos e um casal de netos gêmeos.

Eventos