Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Pesquisas com Laser desenvolvidas por estudantes no IPEN são contempladas com bolsa internacional

Alunos da pós-graduação recebem como prêmio uma Bolsa de Estudos da SPIE - óptica e fotônica, sociedade norte americana que reconhece estudantes por contribuições para a área

Os estudos desenvolvidos no Centro de Lasers e Aplicações (CELAP) do Instituto Nacional de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade técnico científica da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), localizado na USP, têm chamado a atenção da comunidade científica internacional.

Desta vez a SPIE, uma sociedade internacional de óptica e fotônica que reúne cientistas, estudantes e profissionais de negócios para promover a ciência e a tecnologia baseadas na luz concedeu, a dois estudantes de pós-graduação do IPEN/USP que desenvolvem pesquisas com laser no IPEN, bolsas de estudos no valor de 4,5 mil e 3 mil dólares.

Um dos estudantes é Felipe Maia Prado, doutorando do Programa de Tecnologia Nuclear do IPEN/USP sob a orientação do pesquisador Prof. Dr. Niklaus Ursus Wetter. Felipe concentra seus estudos principalmente em lasers de estado sólido bombeados por diodo. Sendo que atualmente tem trabalhado também com redes neurais fotônicas, na exploração de não-linearidades para computação totalmente óptica e redes recorrentes. Ele também atua como presidente do IPEN Student Chapter e representante discente suplente do programa de pós-graduação em tecnologia nuclear.

A outra aluna contemplada foi Daniella Lúmara Peres, mestranda no Programa de pós-graduação em Tecnologia Nuclear do IPEN/USP. Ela desenvolve pesquisas nos laboratórios do CELAP, sob a orientação da pesquisadora Prof. Dra. Denise Maria Zezell. Especialista em biofotônica, a estudante dedica-se a uma pesquisa usando imagens hiperespectrais adquiridas por espectroscopia no infravermelho (FTIR) em combinação com aprendizado de máquina, voltado ao diagnóstico de carcinoma epidermóide da cavidade oral (câncer de boca). Ela também atua como representante discente titular do programa de pós-graduação em tecnologia nuclear e vice-presidente do IPEN Student Chapter.

O IPEN Student Chapter é um grupo de alunos, majoritariamente do IPEN, dedicado principalmente a divulgação científica fazendo exposições interativas em escolas e museus, que também organiza eventos e visitas a laboratórios para estudantes de graduação. Esta entidade é financiada pelas sociedades internacionais SPIE e Óptica, sendo que os participantes do IPEN Student Chapter também são membros destas sociedades, tendo assim a oportunidade de concorrer a bolsas e prêmios como o que ganharam.

Em maio de 2024 a Sociedade concedeu um total de US$ 303.000 em bolsas de estudo a 72 estudantes de diversos países, membros excepcionais da SPIE, com base em sua potencial contribuição para óptica e fotônica.

Os candidatos foram avaliados, selecionados e aprovados pela Comissão de Bolsas da SPIE, sendo importante destacar que em 2024, apenas três brasileiros foram contemplados com o prêmio, sendo dois deles do IPEN.

Brian Primeau, presidente do Comitê de Bolsas SPIE 2024, parabenizou os contemplados de 2024. "Todos esses estudantes demonstraram seu potencial para fazer contribuições de longo prazo à comunidade óptica e fotônica, e o Comitê de Bolsas ficou profundamente impressionado com as realizações dos estudantes. Os membros do comitê e eu estamos ansiosos para ver o que esta turma de estudantes traz ao mundo à medida que iniciam ou continuam suas carreiras em óptica e fotônica.”

Sobre a SPIE - A sociedade internacional de óptica e fotônica, reúne engenheiros, cientistas, estudantes e profissionais de negócios juntos para promover a ciência e a tecnologia baseadas na luz. A Sociedade, fundada em 1955, conecta e se envolve com nosso público global por meio de conferências líderes do setor e exposições; publicações de anais de conferências, livros e periódicos na Biblioteca Digital SPIE; e oportunidades de construção de carreira. Nos últimos cinco anos, a SPIE contribuiu com mais de 24 milhões de dólares para a comunidade óptica internacional através de nossa defesa e apoio, incluindo bolsas de estudo, recursos educacionais, subsídios para viagens, doações e desenvolvimento de políticas públicas.

Contato com a mídia: www.spie.org

IPEN Student Chapter: www.instagram.com/ipen.studentchapter

Ulysses Varela - Jornalista Científico - Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN

Galeria de Imagens

Eventos