Desenvolvimento de alvos de urânio baseados em UAlx
Obter os procedimentos de fabricação de alvos de dispersão UAlx-Al para produção de Mo99 por fissão nuclear.
O uso de radioisótopos médicos contribui de forma expressiva para a prática da medicina moderna. Anualmente existe uma demanda mundial de mais de 30 milhões de procedimentos médicos de imagens que usam o radioisótopo tecnécio-99m (Tc99m). Isso corresponde a aproximadamente 80% de todos os diagnósticos feitos na medicina nuclear.
Esse radioisótopo é de suma importância na área de diagnóstico por imagem, pois permite identificar de forma detalhada as funções de um determinando órgão, por exemplo, conhecer de forma precisa a função cardíaca de um paciente. Além disso, o Tc99m tem um papel determinante na identificação de câncer em estado inicial, acompanhamento evolutivo de doenças e avaliação da eficácia de um determinando tratamento.
O Tc99mé o produto do decaimento radioativo do molibdênio-99 (Mo99), o qual é comercialmente produzido em reatores de pesquisa por meio de irradiação de alvos contendo urânio-235.
Nesse contexto insere-se o CCN que está engajado por meios de pesquisadores tecnologistas e, sobretudo o corpo técnico no desenvolvimento e nacionalização da tecnologia de produção de alvos de U-235 para futura produção nacional de Mo-99/Tc99m.