Centro de Metrologia das Radiações
O Centro de Metrologia das Radiações (CMR) resulta da associação dos esforços de duas áreas técnicas do IPEN:
Metrologia das Radiações GMR
Missão
Desenvolver métodos de medição de grandezas associadas à radiação ionizante, gerar conhecimento científico e tecnológico e contribuir para a formação de recursos humanos e para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Estrutura
Para executar, consolidar, aprimorar e ampliar as suas ações na área de metrologia das radiações, as atividades da Gerência são desenvolvidas nos seguintes laboratórios/grupos:
- Laboratório de Monitoração in Vivo (LMIV)
- Laboratório de Dosimetria Termoluminescente (LDT)
- Laboratório de Materiais Dosimétricos (LMD)
- Laboratório de Calibração de Instrumentos (LCI)
- Laboratório de Dosimetria de Doses Altas (LDA)
- Grupo de Cálculo de Dose (GCD)
Histórico
A Gerência de Metrologia das Radiações (GMR) foi criada em 2009 e passou a integrar a Diretoria de Segurança, que era formada pelas Gerências de Rejeitos Radioativos, Radioproteção, Radiometria Ambiental e Metrologia das Radiações. Em 2017 deixou de integrar a Diretoria de Segurança e foi estabelecido o Centro de Metrologia das Radiações – CMR.
Os laboratórios que integram o Centro de Metrologia das Radiações foram criados com o objetivo de dar apoio ao Serviço de Proteção Radiológica no atendimento aos requisitos da Norma CNEN 3.01, Diretrizes Básicas de Radioproteção. Em 1961, foi criado o Laboratório de Monitoração Individual para controle da irradiação externa por meio de filmes dosimétricos. Em 1965, começaram as pesquisas em dosimetria das radiações. A dosimetria interna foi iniciada nesse mesmo período com a determinação de radionuclídeos por bioanálise in vitro. Nos anos seguintes foram implantados os Laboratórios de Calibração de Instrumentos e de Monitoração In Vivo.