Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Biotério > Animais > Informações de Animais

Camundongos Balb/c

No Biotério Nanci do Nascimento os camundongos da linhagem Balb/c são utilizados como modelo de desenvolvimento de sepse, modelos para o desenvolvimento de neoplasias e comportamento.

Os camundongos da linhagem Balb/c são uma cepa comumente utilizada em pesquisas biológicas e biomédicas, especialmente em estudos relacionados à imunologia, oncologia, toxicologia e genética. Criados em biotérios específicos, esses animais são geneticamente homogêneos, o que os torna ideais para experimentos que requerem consistência genética. Sua docilidade, tamanho, gerenciável e capacidade de reprodução rápida os tornam convenientes para experimentos em grande escala.

Os camundongos Balb/c tem sido particulamente valiosos em pesquisas sobre câncer devido à sua predisposição a desenvolver certos tipos de tumores, facilitando o estudo de terapias e tratamentos. Além disso, sua resposta imunológica bem caracterizada os torna úteis para investigações sobre doenças autoimunes, imunodeficiências e desenvolvimento de vacinas.

No contexto da toxicologia, esses camundongos são frequentemente empregados para avaliar os efeitos de drogas, produtos químicos e agentes ambientais sobre saúde, fornencendo insights cruciais sobre a segurança e os riscos potenciais para os seres humanos.

Em resumo, os camundongos Balb/c criados em biotérios desempenham um papel fundamental na pesquisa biomédica, proporcionando uma plataforma confiável e padronizada para uma variedade de estudos que visam entender melhor a fisiologia, patologia e o desenvolvimento de tratamentos para uma variedade de condições médicas.

ParâmetrosCamundongos (Mus musculus)
Peso corpóreo adulto: macho20-40g
Peso corpóreo adulto: fêmea18-35g
Peso ao nascer 1,0-1,5g
Período de vida 2 anos(Máximo registrado 4 anos)
Número de cromossomos40
Fórmula dentária 2(1/1 incisivos, 0/0 caninos, 0/0 pré-molares e 3/3 molares)
Consumo de água6,7 ml (ou 2,5, 3 vezes a quantidade de alimentos seco ingeridos)
Consumo de alimentos4,5g/dia
Início do consumo de alimento sólido12 dias
Temperatura ambiental 20-24ºC
Umidade relativa40-60%
Luz12-14 horas/dia
Batimentos cardíacos/minuto320-780
Frequência respiratória/minuto163min
Temperatura corpórea36,5ºC (35,2-37,9º C)

Eventos