Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

Portal > Ensino > Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional de Tecnologia das Radiações na Saúde > Docentes

Orlando Rodrigues Junior, Prof. Dr.

Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1988); Mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1993); e Doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2003).

Currículo Lattes


Projetos e Linhas de Pesquisa


Projeto de Pesquisa:
Desenvolvimento de novos materiais dosimétricos para utilização em Dosimetria de Doses Altas.

Linha de Pesquisa:
Dosimetria para Radioterapia: experimental e simulações.

Responsável? Sim.

Descrição:
O objetivo deste projeto é investigar o papel de nanomaterais como base para a construção de dosímetros para doses no intervalo de 1Gy até 10kGy. A técnica de medida é a Ressonância Paramagnética Eletrônica, RPE, que permite a quantificação dos radicais livres presentes em substâncias paramagnéticas. Considerando que os processos envolvendo a radiação ionizante são formadores de radicais livres em diversos materiais, será estudado tanto o processo de produção desses materiais como também os efeitos de irradiações em campos de raios-X, gama e elétrons. Metodologia: Nesse estudo duas abordagens distintas estão sendo utilizadas: a primeira envolve a produção de novos materiais sinterizados dopados com terras raras(1). A segunda abordagem é o otimização da resposta dos dosímetros de alanina(2) com a inclusão de nanopartículas de Gadolínio e Európio. Os requisitos para os candidatos a dosímetros nessa fase são: boa sensibilidade, reprodutibilidade com a dose, possibilidade de acondicionamento ou construção de um tipo de corpo de prova para uso rotineiro em dosimetria e bom intervalo de doses. Para os dosímetros sinterizados foram construídos microrods cilíndricos de 2mm de altura x 1,5mm de largura, utilizando óxido de ítrio Y2O3 de alta pureza dopado com outras terras raras. A preparação dos microrods envolveu a sinterização a partir de uma solução coloidal e aquecimento à temperatura de 1200 oC. Estudos estão sendo realizados para definir a curva de aquecimento ideal e as dopagens com melhor resposta. Para os dosímetros de alanina, foram construídos dosímetros chamado de tubete(2) de 3mm de comprimento por 2mm de largura. A DL-alanina peneirada com granulometria entre 80nm e 120nm foi misturada com nanopartículas de Eu e acondicionada em um tubo de polietileno. Os dosímetros são medidos antes e depois da irradiação. Estudos estão sendo realizados para definir a dopagem e a parametrização do equipamento de RPE para otimização dos resultados.

Referências citadas: 1 - SANTOS, S C , RODRIGUES, O , Campos, L L . Radiation effects on microstructure and EPR signal of yttrium oxide rods. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering (Online), v. 169, p. 012009-, n. 2017; 2 - RODRIGUES JUNIOR, O.; GALANTE, O. L.; CAMPOS, Letícia L. Um Sistema Dosimétrico de Referência para o Intervalo de Dose da Radioterapia baseado na Alanina/RPE. In: V Regional Congress on Radiation Protection and Safety, 2001, Recife. 2001.

Eventos