Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Agenda IPEN

Certificação de novos operadores do Reator IEA-R1

O treinamento dos novos operadores faz parte do acordo de cooperação entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear-CNEN, por meio do IPEN, e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo-CTMSP

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, foi realizado o Exame Prático-Oral que qualificou e certificou 10 candidatos a operadores do Reator IEA-R1 do IPEN.

Os candidatos foram treinados por profissionais do Centro do Reator de Pesquisas e do Centro de Engenharia Nuclear - unidades técnico-científicas do Instituto - que ministraram aulas teóricas e práticas em todos os sistemas da instalação que se encontram detalhados no RAS - Relatório de Análise de Segurança.

O treinamento faz parte do acordo de cooperação entre a Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, por meio do IPEN, e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP para o desenvolvimento do projeto "Capacitação em operação e supervisão de reatores por meio do treinamento de profissionais para apoio às atividades de pesquisa e produção de radioisótopos no Reator IEA-R1”, que visa garantir nove dias contínuos de operação do Reator e a retomada da produção do radioisótopo Iodo-131.

Coube ao IPEN a qualificação de 40 novos operadores e ao CTMSP disponibilizar estes profissionais para futura atuação no Reator. Foram preparadas duas turmas de 20 operadores, a primeira com início em 2021 e a segunda em 2023.

A Banca de Licenciamento de Operadores de Reatores da CNEN formada por Marco Antonio Bayout Alvarenga (coordenador técnico), Nilo Garcia da Silva, Renato Alves da Fonseca, Luiz Carlos Martins Pereira e Olivier Jacques Marie Wellele avaliou neste primeiro momento 10 candidatos. A prova teórica foi aplicada nos dias 29 e 30 de junho e a prova prática entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.

Todos os candidatos, treinados sob coordenação dos Drs. José Roberto Berretta e Renato Semmler, do Centro do Reator de Pesquisas, foram aprovados:

Operadores Sêniores: Flávio Villela de Oliveira, Gustavo Amarante Furtado, Ítalo Araújo F. de Lucena e Ramon Soares de Faria.

Operadores: Alércio Raasch, Bruno Rezende Braga, Daniel da Silva França, José Hugo de A. Gouveia, Leonardo F. Bandeira da Silva e Osvaldo José M. de A. Júnior.

Estão previstas para novembro de 2023 e março de 2024 as certificações da segunda turma de candidatos e a conclusão de parte do acordo entre o IPEN e o CTMSP.

Galeria de Imagens

Eventos