Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências

Celebrado em 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de incentivar a participação de jovens nas carreiras de ciências e engenharias, onde a presença masculina é majoritária.

Segundo dados da ONU, a participação feminina nas áreas das chamadas Ciências Exatas não chega a 30%. A representatividade das mulheres nas ciências deve ser destacada para estimular meninas a desenvolverem seus potenciais e romperem estereótipos.

Os cursos de Pós-Graduação do IPEN, em Tecnologia Nuclear, associado à Universidade de São Paulo (USP), e o Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde, ambos gratuitos, possuem destacada participação feminina.

Recentemente, a física médica Ana Gabryele Moreira e a psicóloga Stephanie Rodrigues Pavão, mestrandas em Tecnologia Nuclear, foram contempladas no Programa de Bolsas de Estudo Marie Sklodwska-Curie,da Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA). o qual seleciona 100 mestrandas dos cinco continentes para bolsas de estudo como forma de fortalecer a participação feminina na área nuclear.

Em 2020, ano da criação do Programa da AIEA, a química Lilian Ninoska Braguin foi a primeira mestranda da Pós-Graduação do IPEN-USP a ser contemplada pelo Programa.

O IPEN-CNEN reafirma seu compromisso em proporcionar a jovens cientistas oportunidades de desenvolverem suas carreiras acadêmicas com a qualidade de seus programas de Pós-Graduação.

Eventos