Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Diretora geral adjunta na área de ciências e aplicações da AIEA visita o IPEN-CNEN

Najat Mokhtar, diretora geral adjunta e chefe do Departamento de Ciências Nucleares da AIEA, cumpriu extensa agenda no Pais visitando institutos da CNEN, empresas e instalações da Marinha

O IPEN-CNEN recebeu na tarde da última quarta-feira (14) a visita de Najat Mokhtar, diretora geral adjunta e chefe do Departamento de Ciências e Aplicações Nucleares da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), acompanhada de Raul Ramirez Garcia, responsável pela Divisão para América Latina e Caribe do Departamento de Cooperação Técnica da AIEA. Aldo Malavasi Filho, pesquisador da Amazul e ex-vice-diretor geral do Departamento de Ciências e Aplicações Nucleares da AIEA também acompanhava as autoridades internacionais.

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Paulo Roberto Pertusi, o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD/CNEN), Madison Almeida e a diretora substituta do IPEN, Isolda Costa, receberam a comitiva no espaço cultural Marcello Damy, onde apresentaram a exposição "O IPEN e sua História”. Patrícia da Silva Pagetti de Oliveira, coordenadora técnica do projeto do Reator Multipropósito (RMB) apresentou informações sobre o empreendimento.

Na sala do Conselho Superior, os representantes do IPEN e da CNEN apresentaram aspectos da história, e contribuição do instituto para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para o País ao longo das últimas seis décadas.

Por parte do IPEN, também estiveram presentes Katia Cristina Santos, coordenadora de Administração e Infraestrutura (COADM), os gerentes adjuntos do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER), Samir Somessari e Margarida Hamada, Italo Henrique Alves, como representante da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (COPLG) e o gerente do Centro de Radiofarmácia (CECFR), Emerson Bernardes.

A visita técnica teve início no Centro do Reator Nuclear de Pesquisas (CERPQ) onde a comitiva foi recebida pelo gerente do centro, Frederico Genezini, que mostrou o funcionamento do Reator Nuclear de Pesquisa, IEA-R1.

Na sequência, a comitiva visitou a unidade móvel na qual será instalado um acelerador de elétrons para aplicações no tratamento de efluentes industriais, que podem ser reutilizados ou descartados após irradiação. Trata-se de um projeto do IPEN-CNEN com apoio financeiro da AIEA. Somessari e Hamada ofereceram informações sobre o projeto.

Outra atividade desenvolvida pelo CETER, visitada pela comitiva da AIEA, foi a instalação que abriga os dois aceleradores de elétrons do Instituto, utilizados para aplicações industriais e pesquisa.

Por fim, Pablo Vasquez, coordenador das atividades do irradiador multipropósito de Cobalto-60, apresentou a instalação e as atividades desenvolvidas na área, principalmente voltadas para a conservação de patrimônio histórico e artístico.

Isolda Costa falou sobre a importância da visita de Mokhtar e Garcia ao IPEN-CNEN, apontando a tendência de um estreitamento das relações entre o Instituto e a AIEA. Segundo Costa, foi de grande "honra e satisfação receber a visita da Dra. Najat e do Dr. Raul”. Com a promessa de breve retorno, as expectativas apontam para a realização de novas iniciativas em conjunto com a AIEA. Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer parte da infraestrutura, expertise e da tecnologia desenvolvida pelo Instituto. Para a diretora substituta, também foi possível reconhecer afinidades entre as instituições - como o interesse em contribuir para a propagação do conhecimento da tecnologia nuclear e para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Mokhtar ainda demonstrou proximidade com muitos dos temas de pesquisa que vêm sendo realizados em colaboração com a AIEA, além de apresentar-se como vetor de facilitação para eventuais assistências da Agência na solução de problemas.

Sobre Najat Mokhtar

Nascida no Marrocos, Najat Mokhtar é doutora em Nutrição e Saúde Pública pela Laval University, no Canadá, e doutora em ciências dos alimentos pela Universidade de Dijon, na França. Realizou estágio de pós-doutorado na John Hopkins University, EUA e trabalhou como professora universitária e diretora de pesquisa na Universidade Ibn Tofail em Marrocos por mais de 20 anos.

Na AIEA, foi diretora técnica da AIEA em Viena, Áustria (2001-2007). De 2008 à 2012, foi diretora de ciência e tecnologia da Hassan II Academy of Science and Technology em Marrocos, onde coordenou a estratégia nacional de Educação e Pesquisa.

Entre 2011 e 2019, foi mandatada pelo governo marroquino como coordenadora nacional para desenvolver a "Estratégia Nacional de Nutrição no Marrocos 2011-2019" e, em março de 2011, foi eleita Presidente da Sociedade Marroquina de Nutrição.

Antes de tornar-se diretora geral adjunta e chefe do departamento de ciências nucleares da AIEA, Mokhtar foi diretora da Divisão para Ásia e Pacífico no Departamento de Cooperação Técnica.

Leonardo Novaes
Estagiário
(com supervisão)

Galeria de Imagens

Eventos