Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

IPEN sedia encontro internacional sobre uso de radiação ionizante e recuperação de resíduos plásticos

Representantes dos Estados Membros da AIEA na região da América Latina e do Caribe estiveram reunidos para debater spectos técnicos e a viabilidade econômica de projeto

Com a participação de Enrico Mazzoli, como expert da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o IPEN/CNEN sediou, no período de 21 a 25 de novembro, o "Regional Training Course on Scale-Up of Radiation”. O encontro teve como objetivo de apresentar os aspectos técnicos e a viabilidade econômica do Projeto ARCAL CLXXIX (RLA1020) – "Promoting Radiation Technology in Natural and Synthetic Polymers for the Development of New Products, with Emphasis on Waste Recovery”.

O projeto, que em português significa "Promovendo a Tecnologia da Radiação em Polímeros Naturais e Sintéticos para o Desenvolvimento de Novos Produtos, com Ênfase na Valorização de Resíduos”, é coordenado pelo pesquisador Wilson Calvo, do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER), superintendente do IPEN e anfitrião do evento.

"A reunião foi excelente, tivemos tempo de abordar temas relacionados à tecnologia, os conceitos teóricos de irradiação e modificação de polímeros, mas, ao mesmo tempo, discutimos a parte mais econômica, mais difícil para os experts técnicos entenderem como ela se insere no conceito de desenvolvimento de uma ideia, de negócio, propriamente”, disse Mazzoli.

Para ele, o fato de a reunião ter sido realizada no IPEN deu a oportunidade aos participantes de visitarem os Centros de Pesquisa e conhecer o que se faz no Instituto. "Isso foi excelente porque, muitas vezes, em vários países, eles têm uma estrutura, uma tecnologia, mas faltam outras. E o Brasil tem um Instituto excelente porque tem muita tecnologia, diferentes aplicações, tem uma incubadora de empresas aqui dentro, que faz exatamente o que a gente tentou falar aqui, de conectar o mercado com os provedores da tecnologia. Então, foi, de verdade, muito bom”, acrescentou Mazzoli.

Calvo fez uma apresentação do projeto, mostrando a expertise do Brasil na área, as instalações do IPEN para a promoção dos objetivos do ARCAL, entre elas o Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 e os Aceleradores Industriais de Elétrons, ambos localizados no CETER, e ressaltou que os propósitos do projeto estão relacionados ao escopo do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), no âmbito do Plano Plurianual- PPA (2020-2023) – Desenvolvimento, Produtividade e Inclusão Social.

No PPA 2020-2023, os desafios do projeto são endereçados no Programa de Política Nuclear (Programa 2206), conduzido por Diretrizes Estratégicas, cuja premissa é promover ciência, tecnologia e inovação e estimular o desenvolvimento, aumentando a produtividade, a competitividade e o sustentabilidade da economia.

Calvo abordou ainda as ações no IPEN, tais como a irradiação por feixes de elétrons na degradação de compostos farmacêuticos e têxteis, e sua a eficácia na remoção de resíduos orgânicos, e apresentou potencialidades econômicas da reciclagem e na modificação de polímeros por radiação gama, feixe de elétrons e raios X, os resultados que se espera alcançar e os novos produtos esperados, em acordo aos objetivos do projeto. Por fim, falou da Unidade Móvel com um acelerador de feixe de elétrons para tratar efluentes industriais e sua reutilização.

De acordo com Calvo, visando ampliar a capacidade nacional de tratar efluentes industriais usando aceleradores de feixe de elétrons, a unidade móvel, adequada a locais a partir de 1m3/h até 1000m3/dia, ou seja, em escala piloto, pode ser eficaz e estratégica nas plantas industrias em grande escala. "Nosso objetivo é difundir e demonstrar essa capacidade e transferir a tecnologia”.

Reunião na Coreia

Ainda no escopo do Projeto ARCAL CLXXIX (RLA1020), Calvo participou do Workshop de Lançamento da Diretriz para Integração da Tecnologia por Feixe de Elétrons na Reciclagem de Polímeros, na cidade de Jeongeup, na República da Coreia, de 17 a 21 de outubro. Na ocasião, fez visitas técnicas ao "Advanced Radiation Technology Institute (ARTI)”, à "Korean Society of Radiation Industry (KSRI)” e ao "Korea Institute of Radiological & Medical Sciences (KIRAMS)”.

"O Workshop apresentou as informações mais recentes relacionadas ao uso da tecnologia por feixe de elétrons na reciclagem de plásticos, com o propósito de lançar uma Diretriz para Integração da Tecnologia por Feixe de Elétrons na Reciclagem de Polímeros Naturais e Sintéticos, a ser adotada nos projetos P&D e Inovação, com a participação da Sociedade Civil, Empresa, das Universidades/ICT's e dos Governos Federal/Estadual, no IPEN-CNEN”, relatou Calvo.

Integração

O ARCAL – Acuerdo Regional de Cooperación para la Promoción de la Ciencia y Tecnologia Nucleares en América Latina y el Caribe é o acordo entre a maioria dos Estados Membros da AIEA na região da América Latina e do Caribe para cooperação técnica e econômica para promover o uso de técnicas nucleares para a paz e o desenvolvimento.

Galeria de Imagens

Eventos