Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Alunos e docentes do Instituto Militar de Engenharia visitaram o IPEN

A visita teve por objetivo ampliar o conhecimento e a interação dos alunos com instituições que atuam na área de pesquisa nuclear ou correlatas

Anualmente o IPEN recebe a visita de alunos e docentes do Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Neste ano, a visita foi realizada nos dias 18 e 19 de julho e permitiu à comitiva conhecer parte das atividades do IPEN nas áreas de reatores, ciclo do combustível nuclear, aplicações e gestão de rejeitos radioativos.

O grupo visitante, liderado pelo 2º Ten. Paulo Cezar Rocha Silveira, era formado por quinze alunos de Engenharia Nuclear e sete de Engenharia Química. Acompanhando o grupo, seis professores, entre eles o coordenador do curso de mestrado, Wallace Valory Nunes.

O primeiro dia de visita foi dedicado aos reatores de pesquisa em operação no IPEN. Pela manhã, o grupo foi recepcionado pelo responsável do Serviço de Operação do Reator IEA-R1, Alberto de Jesus Fernando que apresentou aspectos históricos, técnicos e aplicações do Reator. A sala de controle e o saguão da piscina onde o núcleo do reator está localizado foram pontos de destaque.

O Reator IPEN/MB-01, em operação desde 1988 e com concepção totalmente nacional, foi visitado no período da tarde. O responsável pelo Serviço de Operação do Reator IPEN/MB-01, Ulysses D´Utra Bitelli, recebeu a comitiva e os acompanhou à sala de controle e à instalação onde se encontra o núcleo do reator.

Após a visita técnica, a comitiva assistiu uma apresentação das atividades e pesquisas em desenvolvimento pelo Centro de Engenharia Nuclear, proferida por Julian Marco Barbosa Shorto, gerente substituto.

Como perspectiva futura para atuação de novos pesquisadores e tecnólogos, foi apresentado o projeto para construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), a ser localizado em Iperó, interior de São Paulo. A coordenadora técnica do RMB, Patrícia da Silva Pagetti de Oliveira, discorreu sobre aspectos técnicos do projeto e suas aplicações para a sociedade como a autonomia na produção de radioisótopos para processamento e uso como radiofármacos para diagnóstico e tratamento médico.

O Serviço de Gestão de Rejeitos Radioativos foi o primeiro local a ser visitado no segundo dia de atividades no IPEN. O gerente da área, Júlio Marumo e o doutorando Fernando Cogim Melges acompanharam os alunos e professores divididos em dois grupos que conheceram os laboratórios de pesquisa e caracterização de rejeitos e as instalações de tratamento e armazenamento de rejeitos radioativos.

O desenvolvimento e fabricação de elementos combustíveis para reatores de pesquisa foram destaque na segunda área visitada, o Centro do Combustível Nuclear. A gerente do Centro, Elita F. Urano de Carvalho e Michelangelo Durazzo, gerente adjunto para pesquisa, desenvolvimento e inovação, recepcionaram os visitantes e apresentaram os laboratórios e instalações técnicas. A responsável pela supervisão de radioproteção do local, Teresinha de Moraes da Silva, acompanhou o grupo.

A última área técnica visitada foi o Centro de Tecnologia das Radiações onde alunos e professores conheceram as atividades realizadas em três instalações: aceleradores de elétrons, fonte de cobalto-60 e o irradiador multipropósito. Tiveram oportunidade de observarem a montagem da unidade móvel para acelerador de elétrons, projeto desenvolvido pelo IPEN com apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Samir Somessari, gerente adjunto do Centro, Yasko Kodama e Heitor G. Duarte ofereceram informações sobre os equipamentos e aplicações para pesquisa e prestação de serviço.

O encerramento da visita foi realizado no Espaço Cultural Marcello Damy , no Bloco de Administração do IPEN, ocasião em que a diretora substituta do IPEN, Isolda Costa foi homenageada pelos visitantes e comentou sobre a importância do diálogo entre as instituições que possuem forte atividade na área de ensino. No local o Instituto mantém uma exposição permanente com informações históricas e relacionadas aos desenvolvimentos científicos realizados.

Galeria de Imagens

Eventos