Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Equipe formada por representantes de quatro universidades venceu a 2ª edição do HackATOM Brazil

O evento fortaleceu o intercâmbio entre alunos brasileiros e professores do MEPhI

A equipe Druzya ("Amigos” em russo) sagrou-se a campeã no HackATOM Brazil realizado em sua segunda edição entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2023. O grupo vencedor foi formado pelas alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Nuclear do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), Isabella Souza e Juliana Sanchez, pelo mestrando do Programa em Tecnologia Nuclear do IPEN-USP, Roberto Blatt, pelo servidor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), André Luiz Queiroga Reis e pelo aluno de graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), Eduardo Lopes Dias.

Participaram da maratona científica onze equipes que apresentaram soluções para um desafio relacionado à energia nuclear proposto por um grupo de pesquisadores do IPEN-CNEN e do Instituto de Engenharia Física de Moscou (MEPhI), organizadores da competição. No primeiro dia do evento o desafio foi lançado e os participantes tiveram 24 horas para elaborarem soluções que foram apresentadas para a banca de pesquisadores de ambas as instituições no segundo dia.

Na atual edição, as equipes deveriam desenvolver uma solução, fosse software, aplicativo ou plataforma web, que permitisse ao usuário auxílio na tomada de decisões relacionadas à produção de radioisótopos no Brasil.

Os coordenadores do evento, pelo lado brasileiro, foram Niklaus Wetter, responsável pela Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino do IPEN, Patrick Jack Spencer, do Centro de Biotecnologia (CEBIO) e Julian Shorto, do Centro de Engenharia Nuclear (CEENG). Completando a equipe de monitores e juízes, participaram os pesquisadores e professores Delvonei Andrade e Luis Antônio Albiac Terremoto, ambos do CEENG e Frederico Genezini, gerente do Centro do Reator de Pesquisa (CERPQ). Pelo MEPhI, a coordenação coube a Dmitry Samokin, chefe do Departamento de Desenvolvimento e Design de Reatores e aos professores Alla Udalova, Aleksander Nakhabov e Roman Fomin.

A cerimônia de entrega das premiações, contará com representantes da Companhia Estatal de Energia Nuclear (Rosatom), patrocinadora do evento e uma das maiores produtoras de radioisótopos do planeta, responsável pelo complexo energético nuclear russo. O evento acontecerá no dia 22 de novembro, quarta-feira, às 10h, no salão de leitura da Biblioteca Terezine Arantes Ferraz, no IPEN-CNEN.

Equipes

1ª colocada: Druzya: André Luiz Queiroga Reis, Juliana de Sá Sanchez, Izabella Soares de Souza, Roberto Blatt e Eduardo Lopes Dias.

2ª colocada: Hackerspace IPEN: Christian Talacimon, Ícaro Freire, Julio de Oliveira Jr., Victor Keichi Tsutsumiuchi e Ricardo Pitta.

3ª colocada: AdaLise: Larissa Cunha Pinheiro, Ricardo Fernandes de Araújo, Iago de Oliveira Gomes, João Victor Gioseffi e Maciel Alegrio Lopes.

Galeria de Imagens

Eventos