Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Visita de alunos de universidade americana a centros de pesquisas do IPEN-CNEN é marcada por novas experiências

Por meio da Internacionalização do IPEN-CNEN, delegação de alunos estrangeiros fez experimentos para extrair moléculas benéficas à saúde a partir de veneno de serpentes

Entre os dias 15 e 24 de janeiro, um grupo de doze estudantes da Universidade SOKA, localizada na Califórnia, participaram de atividades de ensino e pesquisa no IPEN-CNEN e no Instituto Butantan.

Sob a supervisão da professora do departamento de Biologia da Universidade de SOKA, a bioquímica Susan Walsh e do pesquisador e biólogo Patrick Spencer, do Centro de Biotecnologia (CEBIO) do IPEN, responsável pela área de Internacionalização do IPEN, eles realizaram um treinamento básico em química de proteínas nos laboratórios da Instituição conjuntamente com o Laboratório de Bioquímica e Biofísica do Instituto Butantã.

O intercâmbio serviu para que os alunos realizassem experimentos nos laboratórios do CEBIO do IPEN a fim de isolar e caracterizar moléculas com atividade antimicrobiana a partir de veneno de serpentes. Para isso eles receberam aulas e treinamentos em laboratórios específicos.

A partir desta interação os estudantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com algumas técnicas de purificação, screening in vitro, espectrometria de massas e bioinformática. Para a estudante brasileira que cursa ciências neurobiológicas na Universidade de SOKA, Beatriz Ulian, tanto ela quanto os demais colegas tiveram uma nova experiência.

"Lá na Universidade de Soka nós não temos a oportunidade de conhecer tudo isso que estamos vendo aqui. Tenho certeza que na área de neurobiologia eu poderei no futuro aplicar conhecimentos com radiação para fazer marcação de órgãos durante exames”. Explicou a estudante.

Segundo Spencer, esta visita foi importante para a Internacionalização do IPEN, mas também para estes acadêmicos e a professora que os acompanha, pois no Instituto eles puderam observar como se faz pesquisas em outros países, no caso, aqui no Brasil.

"Esta troca de experiências contribui para incrementar a Internacionalização do IPEN por meio do intercâmbio de alunos, professores e de profissionais para a troca de conhecimentos e a divulgação do nosso Instituto como um todo”, finalizou Patrick.

O Centro de Biotecnologia do IPEN tem forte tradição em pesquisas na área de biofármacos e hormônios, além de contribuir para a formação de profissionais e estudantes tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Visitas a Centros de Pesquisas

Além de atividades laboratoriais e salas de aula, os estudantes visitaram outras instalações do IPEN como Centro de Tecnologia das Radiações (CETER) onde foram recebidos pelo gerente de Produtos e Serviços, Samir Luiz Somessari, que explicou o funcionamento do Centro e as principais atividades voltadas para aplicações da tecnologia das radiações no país direcionadas para a indústria, a saúde e ao meio ambiente.

Durante outra visita, ao Centro de Lasers e Aplicações (CELAP), o grupo foi recebido pelo pesquisador Anderson de Freitas e outros pesquisadores. Os visitantes estrangeiros conheceram alguns laboratórios e equipamentos de última geração, além de diversas pesquisas de ponta que utilizam a aplicação de laser na área de saúde, processamento de materiais, monitoração ambiental e na área nuclear.

A professora Susan Walsh destacou a satisfação com a experiência dela e de seus alunos no IPEN. "A visita foi além do que esperávamos. Não é possível fazer isso em qualquer lugar e isso fez valer a pena vir até o Brasil. Os alunos tiveram uma experiência rica tanto nos laboratórios quanto trabalhando e conversando com cientistas incríveis e suas pesquisas extraordinárias, isso sem falar no ganho cultural, de comer comidas típicas conhecer são Paulo e a avenida Paulista onde até dançaram samba na chuva”, finalizou.

Ulysses Varela
Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN
com supervisão

Galeria de Imagens

Eventos