Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Em Foco

Comitiva da Marinha ligada ao desenvolvimento nuclear e tecnológico visita o IPEN-CNEN para falar sobre projetos estratégicos e inovadores

Os visitantes foram recebidos pela superintendente do IPEN, Isolda Costa, pelo presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Júnior, e pelo diretor de pesquisa e desenvolvimento da CNEN, Wilson Calvo

No dia 12 de março, uma comitiva da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), liderada pelo Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, esteve no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), vinculada ao MCTI, na cidade de São Paulo.

De acordo com a superintendente do IPEN, Isolda Costa, o Instituto é um colaborador e parceiro da Marinha do Brasil em temas que envolvem desenvolvimento nuclear e tecnológico no país, tornando a parceria entre ambas instituições vital para o Programa Nuclear Brasileiro.

"Nós conseguimos, através dessa parceria, grandes conquistas no passado, como o domínio do ciclo do combustível nuclear e também a construção de um reator com toda a tecnologia nacional, envolvendo o IPEN e a Marinha, o Reator IPEN/MB-01, que é genuinamente brasileiro, concebido por pesquisadores e engenheiros do Instituto, financiado e construído pela Marinha do Brasil, operando desde 1988”, lembrou.

Parcerias atuais

Atualmente a continuidade da parceria entre IPEN-CNEN e a Marinha se dá por meio de cinco projetos vigentes, sendo quatro de desenvolvimento tecnológico e um de formação de operadores que qualifica e certifica militares como operadores do Reator IEA-R1 do IPEN. Já foram formados dez operadores, outros nove em fase de qualificação e mais 15 novos iniciando treinamento.

Durante a visita os representantes da Marinha conversaram sobre pesquisas, projetos estratégicos de interesse comum, como o projeto para a construção do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e conheceram o funcionamento do Reator Nuclear de Pesquisa, IEA-R1 onde o treinamento para operadores é realizado.

Segundo o presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Júnior, "a CNEN hoje está trabalhando para que o Programa Nuclear Brasileiro se solidifique e seja reconhecido a partir de resultados concretos, da mesma forma que aconteceu com o projeto do submarino nuclear brasileiro que tive conhecimento há cerda de 40 anos e hoje está perto de se tornar uma realidade. Por isso estamos à disposição da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha”, adiantou Rondinelli Júnior.

Ao final do encontro o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello fez um agradecimento ao IPEN-CNEN pela parceria que propiciou à Marinha brasileira fazer parte do Programa Nuclear Brasileiro na parte de infraestrutura e com um trabalho extremamente profissional. "A expectativa é que outros projetos aconteçam de forma sinérgica em breve. Sempre uma instituição contribuindo com a outra neste sentido”, finalizou, entregando para a superintendente do IPEN, Isolda Costa, uma miniatura do submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear, principal projeto do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha, previsto para operar em 2033.

Ulysses Varela
Bolsista BGE-DA/IPEN-CNEN

Galeria de Imagens

Eventos