Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Aplicações Nucleares na Biomedicina

O soro terapêutico que reduz o avanço da Covid e a pele “humana” a partir do colágeno de peixe, que sai na impressora 3D

Fonte: ABEN

Desde abril do ano passado, o Instituto de Pesquisas Energética e Nucleares – IPEN/CNEN, vem promovendo testes de inativação de vírus SARS-COV-2, do Coronavírus, através de radiação ionizante com fonte de cobalto 60. Segundo a farmacêutica-bioquímica Mônica Mathor, "chegaram a um soro terapêutico para ser usado em pacientes com comorbidades, contaminados pela Covid. A Anvisa já aprovou o estudo clínico no Hospital do Rim e para pacientes oncológicos do Hospital das Clínicas”.

"Esses estudos mostraram outra aplicação desse processo de radiação no SARS-CoV-2, um vírus muito sensível à radiação: a esterilização de tecidos biológicos para bancos de tecidos (muito pouco usados por causa da pandemia)”, conta Mônica.

Uma técnica tem sido explorada nessa linha de reposição de tecidos humanos usando a pele de tilápia – desenvolvida no IPEN há cerca de quatro anos e que hoje tem mais de 200 pesquisadores envolvidos no estudo de multicentros em todo o mundo.

Os pesquisadores descobriram que retirando colágeno da pele de tilápia esterilizada por radiação e injetando numa impressora 3D é possível fabricar pele.

O assunto foi um dos temas do Encontro Nacional de Aplicações Nucleares – ENAN, que aconteceu dentro da INAC 2021. Mais especificamente na mesa redonda "New Trends in Radiation Processing”, no dia 30/11/21.

A programação completa está no site www.inac2021.com.br

Contato imprensa whatsapp 21.979368737 - Gloria Alvarez

Eventos