Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Ipen na Mídia

Programa exclusivo de desenvolvimento de deep techs da USP com inscrições abertas

Serão selecionadas 20 startups que utilizam descobertas científicas de ponta para solucionar grandes problemas da sociedade


A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo, ambiente de empreendedorismo da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) sob gestão do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), está com inscrições abertas até sábado (16/12) para um programa exclusivo de desenvolvimento de deep techs.

Serão selecionadas 20 startups que utilizam descobertas científicas de ponta para solucionar grandes problemas da sociedade. Essas deep techs serão desenvolvidas no Programa DNA, metodologia proprietária ancorada nos 25 anos de expertise do ambiente de inovação da USP e do Ipen.

As áreas prioritárias para participação abrangem Medicina & Saúde, Biotecnologia, Eletroeletrônicos, Química, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. A incubadora também está aberta a startups de outras áreas de conhecimento, desde que estejam envolvidas em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para criação de novos produtos, processos e serviços.

As startups selecionadas receberão um diagnóstico personalizado, com a avaliação do nível de maturidade do negócio e recomendações de especialistas para o desenvolvimento de pontos estratégicos. Por meio do Programa DNA, terão acesso a capacitações, mentoria, oportunidades de negócios e eventos exclusivos.

Além disso, os empreendedores se conectarão a uma rede de parceiros que oferecem benefícios, incluindo Sebrae, Centro de Inovação do Hospital das Clínicas (InovaHC), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Anprotec e institutos da USP.

As inscrições podem ser feitas por formulário on-line. Não é necessário possuir CNPJ constituído para se candidatar.

As candidaturas serão avaliadas pela banca examinadora com base em critérios como grau de inovação, perfil empreendedor, potencial de mercado, risco tecnológico e impacto. O resultado do processo seletivo será divulgado em março de 2024.


Eventos