Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Construção é vista no local de teste nuclear da Coreia do Norte pela 1ª vez desde 2018

Fonte: UOL


Imagens de satélite mostram trabalhos de construção no local de testes nucleares da Coreia do Norte pela primeira vez desde que foi fechado em 2018, disseram analistas nesta terça-feira, enquanto um relatório de inteligência dos Estados Unidos alertou que o país poderia retomar grandes testes de armas neste ano.

Imagens capturadas por um satélite comercial na sexta-feira mostraram sinais muito precoces de atividade no local de Punggye-ri, incluindo a construção de um novo prédio, reparo de outro prédio e o que possivelmente é madeira e serragem, disseram especialistas do James Martin Center para Estudos de Não-Proliferação (CNS), com sede na Califórnia, em um relatório.

"Os trabalhos de construção e reparo indicam que a Coreia do Norte tomou alguma decisão sobre o status do local de teste", afirma o relatório.

A Coreia do Norte testou um número recorde de mísseis em janeiro, incluindo sua maior arma desde 2017, e parece estar se preparando para lançar um satélite espião.

Monitores internacionais também relataram que a principal instalação de reator nuclear norte-coreana em Yongbyon parece estar em pleno andamento, potencialmente criando combustível para armas nucleares.

Os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte podem ser a base para um retorno aos testes de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) e bombas nucleares este ano, disse a Diretoria de Inteligência Nacional (DNI) dos EUA em sua avaliação anual de ameaças mundiais.

O relatório não mencionou Punggye-ri, mas disse que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, continua fortemente comprometido com a expansão do arsenal de armas nucleares do país.

Eventos