Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Ucrânia diz que energia foi restaurada na usina nuclear de Chernobyl

Com a retomada, sistemas de refrigeração funcionarão normalmente e não terão que usar energia de reserva

Fonte: CNN Brasil

A Ukrenergo, operadora estatal de energia na Ucrânia, disse neste domingo (13) que a energia foi restaurada na usina nuclear de Chernobyl, o que significa que os sistemas de refrigeração funcionarão normalmente e não terão que usar energia de reserva.

O anúncio foi feito em um post no Telegram. "Especialistas ucranianos da NEC concluíram os trabalhos de reparo na linha de 330 kv e retomaram o fornecimento de energia para a central nuclear de Chernobyl e a cidade de Slavutych”, publicou a operadora.

A Ucrânia havia alertado anteriormente sobre um risco crescente de vazamento de radiação se uma linha de alta tensão para a usina não fosse reparada. Ela havia sido danificada em combates.

No sábado (12), a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) havia informado que reparos no sistema elétrico de Chernobyl, danificado depois de um ataque russo no dia 9 de março, estavam em andamento. A usina nuclear estava dependendo de geradores a diesel externos para manter seus reatores em operação.

A Empresa Nacional de Geração de Energia Nuclear da Ucrânia (Energoatom) afirmou que 211 funcionários e guardas de Chernobyl "ainda não foram capazes de fazer um rodízio, e estão vivendo lá desde o dia anterior às forças russas assumirem o controle”.

Em relação à situação da usina nuclear de Zaporizhzhya, a maior da Europa, a Ucrânia afirmou que o local permanece sob controle russo e que Moscou está planejando tomar "controle total e permanente”. Além disso, ao menos 400 soldados russos estão "presentes em tempo integral” no local.

A Rússia afirmou que os especialistas estão presentes na usina de Zaporizhzhya, mas negou que "tomou o controle operacional” ou que tem planos para assumir a gestão permanente do local, de acordo com a AIEA.

Eventos