Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Começa a funcionar um dos maiores reatores nucleares do mundo - com novas promessas de segurança

Equipamento gigante deixa a Finlândia mais próxima de se tornar neutra em carbono e independente da energia da Rússia

Fonte: Um Só Planeta - Globo.com

Por Um Só Planeta

Começou a funcionar no Finlândia o maior reator nuclear da Europa e terceiro maior do mundo. O equipamento deixa a Finlândia mais próxima de suas metas de neutralidade em carbono. Se o próximo governo mantiver as metas propostas em 2022, o país buscará se tornar neutro em carbono até 2035 e negativo em carbono até 2040.

A novidade também torna a Finlândia ainda menos dependente de importação de energia. A autonomia energética finlandesa vem avançando rapidamente desde 2019 e, se os planos seguirem como esperado, o país poderá dispensar importações de petróleo e gás da Rússia antes do próximo inverno. "A produção de energia de Olkiluoto 3 (o novo reator) estabiliza o preço da eletricidade e desempenha papel importante na transição verde da Finlândia”, afirmou Jarmo Tanhua, CEO da TVO, companhia que opera a usina.

O reator Olkiluoto 3 é um gigante de 1.600 megawatts, capacidade que o torna o maior reator da Europa e o coloca próximo do maior reator do mundo, Taishan, na China, com capacidade de 1.750 MW (isso não determina o "ranking" das maiores usinas nucleares do mundo, porque cada usina pode ter vários reatores).

A construção começou em 2005 e a previsão inicial era de que ficaria pronto em 2009 – ou seja, houve um atraso de 14 anos. A obra enfrentou problemas de tecnologia e disputas judiciais. Estima-se que o custo final tenha sido de 11 bilhões de euros, quase três vezes a previsão inicial, segundo reportagem daAP News. Atrasos de vários anos nessas obras têm sido comuns.

A Agência Internacional de Energia Atômica lista 56 reatores em construção no mundo, a maior parte na Ásia, e 421 em funcionamento. Os países com mais reatores são EUA (92), França (56) e China (55).



Eventos