Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 
Portal > Institucional > Notícias > Clipping de Notícias

Secretário executivo do MCTI visita CNEN e assume compromisso de investimento contínuo para a construção do RMB

Fonte: CNEN

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Júnior, recebeu nesta quinta-feira, 21, o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luiz Fernandes, e o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnologia da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Carlos Aragão.

A reunião contou também com a participação, pela CNEN, de Wilson Calvo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Patrícia Pagetti, coordenadora técnica do Empreendimento Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) e o assessor técnico José Augusto Perrotta, Gabriela Borsato, coordenadora geral de Aplicações das Radiações Ionizantes, e Roberto Xavier, coordenador Geral de Planejamento e Avaliação.

Os principais pontos da pauta abordaram o Empreendimento RMB, apresentando detalhes sobre aplicações, licenças ambientais, junto ao IBAMA, e nucleares, obtidas junto à Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS), investimentos realizados, empresas contratadas (Tractebel e Amazul) e futuras parcerias com a Fundação Instituto de Administração (FIA), pela Presidência e Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da CNEN.

As discussões também englobaram modelos de gestão para a construção e operação do RMB, com enfoque nas fases de Implantação (fase I) e operação (fase II), estabelecendo diálogos diretos com o secretário executivo do MCTI.

Luiz Fernandes expressou o compromisso do MCTI com o investimento contínuo para a construção do RMB, por meio de fontes como o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), FINEP e a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O secretário executivo destacou a abertura de um canal de comunicação direto com a FINEP para a execução de convênios, fortalecendo a colaboração estratégica entre as entidades.

"Essa reunião reflete o empenho conjunto MCTI, FINEP e CNEN, em impulsionar o desenvolvimento e a inovação no setor nuclear brasileiro, em prol da sociedade, a serviço da vida”, afirmou Rondinelli.

Eventos