Menu Principal
Portal do Governo Brasileiro
Logotipo do IPEN - Retornar à página principal

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares

Ciência e Tecnologia a serviço da vida

 

Qualidade

Sistema de Gestão

Os laboratórios do Centro de Química e Meio Ambiente (CQMA), em consonância com as estratégias do ipen e comprometidos com a identificação das necessidades dos seus clientes, sejam internos ou externos, estabeleceram, implementaram e mantém um sistema da qualidade apropriado para as atividades que realizam. O CQMA instituiu todas as políticas recomendadas pela norma NBR ISO/IEC 17025:2005 e entre elas, uma política da qualidade, juntamente com toda documentação necessária para assegurar a qualidade dos resultados dos ensaios e análise que realiza. O CQMA assegura que toda esta documentação é comunicada, compreendida e está disponibilizada, no formato papel e/ou eletrônico, a todos seus colaboradores.

Políticas do Sistema de Gestão
As políticas do sistema de gestão dos laboratórios do CQMA relativas à qualidade estão definidas no Manual da Qualidade dos Laboratórios do CQMA nas seções específicas.
  • Missão do CQMA
    Produzir conhecimento a partir da Pesquisa, do Desenvolvimento Tecnológico e da formação de recursos humanos, gerando produtos e serviços de alto valor agregado, nas áreas de tecnologia química, ambiental e nuclear.

  • Política da Qualidade do CQMA
    Promover a melhoria contínua em todas as suas atividades em conformidade com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, visando à satisfação de seus clientes, valorizando a capacitação e o envolvimento de seus colaboradores com o sistema da qualidade.

Os objetivos gerais da política da qualidade do CQMA são:
  • Garantir o comprometimento dos laboratórios no atendimento aos seus clientes, com as boas práticas profissionais e com a qualidade dos seus ensaios e análises, sempre realizados de acordo com métodos estabelecidos e requisitos dos clientes;

  • Garantir os níveis de excelência dos serviços dos laboratórios segundo os objetivos do sistema de gestão relativo à qualidade e comprometer-se com a conformidade a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005;

  • Assegurar e verificar a compreensão, implementação e manutenção da política da qualidade e seus objetivos em todos os níveis do CQMA;

  • Garantir que todo o pessoal envolvido nas atividades de ensaios e análises abrangidas pelos laboratórios esteja familiarizado com a documentação da qualidade e que implementem as políticas e os procedimentos em seus trabalhos.


Data: 24/03/2010

Aprovador: Dra. Maria Aparecida Faustino Pires – Gerente do CQMA

Eventos