Fontes e traçadores
Produção de fontes radioativas seladas para gamagrafia industrial e aplicação de radioisótopos no controle de processos industriais
A escolha de um radioisótopo para um processo industrial depende de sua meia vida, do meio em que será utilizado e da aplicação a que se destina. As fontes seladas de 60Co e 192Ir são as mais requisitadas, atendendo importantes segmentos de indústrias siderúrgicas, petroquímicas, de papel e celulose. No caso de traçadores a produção de 203Hg, 131I e 82Br atendem as indústrias químicas, cimenteiras, siderúrgicas e plantas industriais de uma forma bastante ampla.
Conforme a aplicação, pode-se fazer uma distinção entre os processos que utilizam fontes seladas e traçadores.
As principais fontes radioativas seladas são: 137Cs, 60Co, 192Ir,241Am, 90Sr+90Y, 85K, 204Tl, 147Pm, 55Fe e 109Cd e os principais traçadores: 24Na, 46Sc, 51Cr, 82Br, 131I, 198Au e 203Hg, todos eles produzidos no reator do ipen.
Fontes radioativas seladas
Nos processos com fontes radioativas seladas, o radioisótopo 60Co ou 192Ir, apresenta-se hermeticamente fechado em uma cápsula metálica de aço inoxidável, não estando em contato direto com o meio externo.
As principais aplicações que empregam fontes seladas são:
· medidores de espessura
· medidores de nível
· controle de desgaste de materiais refratários
· gamagrafia industrial
Aplicação de radioisótopos no controle de processos industriais
Os traçadores radioativos são geralmente utilizados na forma de solução ou dissolvidos ao material pesquisado, devendo acompanhar o mais corretamente o escoamento do elemento sob estudo para fornecer o traçado dinâmico do processo.
As principais aplicações dos traçadores são na determinação de:
· massa por diluição radioisotópica
· distribuição do tempo de residência em lagoas de tratamento de efluentes
· vazão líquida em canais
· tempo de trânsito em rios
· radioatividade natural em águas
· transporte de sedimentos por arraste de fundo dos rios
· análise de trítio ambiental por enriquecimento eletrolítico